segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Obrigada, ainda que eu não diga



A gente sempre escuta por aí que "tudo acontece quando tem que acontecer". Na tal da hora certa. Eu acredito nisso, de verdade. Não que isso signifique que nós tenhamos que sentar na cadeira e folhear uma revista enquanto esperamos as coisas simplesmente darem certo. Também requer esforço e tentativas, porque a gente nunca sabe qual é a hora certa. Também tem um outro ditado que diz que a vida pode não nos dar tudo aquilo que queremos, mas ela sempre nos dá as coisas das quais precisamos. Acho que conforme a gente vai vivendo, a gente vai descobrindo as verdades e as mentiras desses ditos e frases de efeito.

Eu quis você. Quis muito. Mas eu sempre achei que não precisasse de você de verdade, não o suficiente, e talvez por isso a vida nunca tivesse me dado você. Quando eu te conheci sem realmente te conhecer, eu achei ter visto alguma coisa em você. Eu achei ter visto alguma coisa que eu ainda não sabia o que era. Aí eu te conheci. Aí eu conheci o seu coração grande e a sua alma tão brilhante quanto os seus olhos, contrariando a teoria daquela minha amiga de que você era lindo demais pra ser legal também.

Eu nunca aceitei o não-entendimento. Eu nunca aceitei não entender as coisas, ou pelo menos parte delas. Eu me dou ao luxo de viver e sentir as coisas mas, como ser limitado, eu só consigo não entendê-las até um certo momento. A partir daí, eu preciso saber. Eu também nunca aceitei a ideia de que talvez você fosse só mais uma dessas milhares coisas que a gente quer na vida, mas que, por não precisar, a gente não tem. Porque se pra te ter eu precisasse precisar de você, então eu dizia que precisava.

Ainda que, naquela época, eu já acreditasse nessa história de tudo tem a sua hora, eu entrei num estado insano de querer que você me visse, me notasse e talvez, por sorte, me quisesse. Alimentada por uma série de coincidências que eu insistia ser destino, eu tinha cada dia mais certeza que você não era só mais uma dessas pessoas que passam por nós. Você não podia ser só uma coincidência na minha vida. 

Com o passar do tempo, eu te coloquei na minha lista mental de objetivos de vida. E hoje eu posso imaginar a sua cara se eu te contasse todas essas coisas. Eu acho que nem daria tempo de ver direito, pois na metade da história você já estaria correndo pra longe. Sabe quando as pessoas perguntam se você já fez uma loucura de amor e você quase nunca sabe responder porque liga imediatamente a coisas como pular de paraquedas, fazer uma serenata ou pedir alguém em namoro em um show? Acho que estamos todos enganados. Os filmes nos dão exemplos ilusórios de loucuras de amor. Eu acho que a maior loucura de amor que nós podemos fazer é mudar os nossos conceitos, tomar atitudes que nós normalmente não tomamos, coisas que jurávamos que jamais faríamos. Loucura de amor é fazer algo que você jamais se imaginou fazendo, ainda que esse algo seja pequeno se comparado às comédias românticas. Por você eu fiz loucuras de amor. E olha que eu nem te amava. E olha que eu nem te amo.

Eu dei tudo de mim, eu fiz tudo o que eu pude para provar pra mim e para as pessoas que você não era só mais uma coisa da minha vida que nunca seria parte da minha vida. Eu investi tempo, dinheiro, coragem e um bocado de coisas que você nem imagina. Eu fui me desgastando e depois de um tempão de tentativas, eu quase desisti. Quer dizer, eu dizia ter desistido, mas eu só tinha parado de tentar. Aceitei que talvez fosse mesmo loucura gostar de você. Passei apenas a aproveitar as oportunidades. Foi então que, em uma quinta-feira qualquer, quando eu estava prestes a aceitar a simplicidade do sentimento e da vida e de todas as coisas, quando eu estava prestes a aceitar que, talvez, a minha ideia de que o amor acontece (e que não é algo que se aprende, que se acostuma) fosse utópica demais, você aconteceu na minha vida. Quando eu estava, pela primeira vez na vida, prestes a tomar uma decisão por comodismo e por não acreditar o suficiente nas minhas convicções, você me salvou. E desde então eu nunca mais fui a mesma.

Dizem que tudo acontece na hora certa e dizem também que Deus/a vida só nos dá aquilo que precisamos. Talvez tudo isso seja realmente verdade. Eu te quis por muito tempo, mas só tive você quando eu realmente precisei. E você abriu os meus olhos e me mostrou que existe muito mais coisa na vida, que ela vai muito além do que os olhos veem. Eu não te amo, nós não fomos felizes para sempre e não duramos mais que algumas horas. Mas eu sinto por você algo que nem sei explicar. Eu amo tudo o que você significou na minha vida naquele momento e você nem imagina. Você mudou tudo o que eu era sem me mudar. Você fortaleceu as minhas verdades e mostrou que as minhas convicções não são ilusórias. 

Eu demorei muito tempo pra lhe escrever isso, mas eu não podia deixar de fazê-lo. Eu precisava te agradecer. Não que eu te deva alguma coisa, porque, apesar de tudo, eu não te devo nada. Mas eu precisava te agradecer porque eu gosto de agradecer as pessoas que transformam a minha vida da forma como você transformou. Obrigada. Eu nunca vou te dizer, você não vai ler e se ler talvez não perceba. Nem todos os dados aqui expostos são reais. Mas o carinho e o agradecimento são. Algumas pessoas não precisam ficar em nossas vidas por muito tempo. Algumas delas têm força suficiente pra transformar tudo o que nós somos em apenas um instante. E, graças a Deus, depois delas nós nunca mais somos os mesmos.

7 comentários:

  1. Estou olhando pra esse espaço de comentários há, pelo menos, 15 minutos sem saber o que escrever aqui pra te agradecer. É, te agradecer. E algo não me deixa escrever um simples "obrigada". Você, que nem me conhece, colocou em palavras o que eu sinto. Você, que nunca me viu, traduziu os meus olhos. Eu, que nunca cruzei com você, me vi refletida aqui, nas tuas palavras. Eu nunca falei tão bem de mim quanto você o fez nesse texto, acredita? É um belíssimo texto. Estou encantada! Parabéns. Beijão.

    "Algumas pessoas não precisam ficar em nossas vidas por muito tempo. Algumas delas têm força suficiente pra transformar tudo o que nós somos em apenas um instante. E, graças a Deus, depois delas nós nunca mais somos os mesmos."
    p.s: Essa parte eu guardei, pra não esquecer nunca.

    http://sara-rsc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Marie o "dono" desse texto é aquele que você ás vezes comentava comigo?
    Lendo o texto inteiro me lembrei de alguns episódios e na situação em que meu coração se encontra foi bom ler isso.
    Ninguém passa e vai embora da vida da gente sem deixar um aprendizado, uma coisa boa.
    Cabe a nós amadurecer essa ideia e todo o resto.
    Você esta mais uma vezes de parabéns e escrevendo cada vez mais melhor.

    Beijos flor

    ResponderExcluir
  3. Nossa, amiga! Texto lindo e esse cara é sensacional, hein?
    Realmente concordo que Deus só nos dá as coisas quando precisamos e acredito sim que, mesmo que essa talvez não fosse a hora de vocês ficarem "juntos para sempre", talvez volte a acontecer... Mesmo que você não o ame, no momento.


    Te amo, estou com saudade!

    ResponderExcluir
  4. Tudo acontece sim na hora que tem de acontecer, e cabe a nós termos esta maturidade de entender e tirar coisas boas e ensinamentos disso.
    Você o faz brilhantemente neste texto Marie. :D

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Essa última frase matou a pau, gê! Amei o texto, como sempre! E amei o layout novo também! Sua cara! Tá tudo muito lindo! Escreva mais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Quantas vezes me vi nesse texto, Marie. Como sempre incrível! Que saudade dos seus textos.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, admiro tanto a coragem que você tem pra se despir tanto nesses textos! Eis mais uma prova dessa maneira mais nobre se de comprometer. Lindo, amiga, lindo! E sobre o layout, não preciso nem comentar... <3

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...