sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária 2014

Sim, estou viva! Depois de ter sido abduzida por um extraterrestre chamado TCC, tô de volta!! Cheguei 2015! Sobrevivi ao último ano da faculdade + estágio + TCC + vida. O resultado disso foram duas atualizações no blog em um ano, eu sei, sumida, blog com teias de aranha... Mas tô formada, minha gente! E atrasada, como sempre. Resolvi fazer - antes tarde do que nunca, né? - a minha retrospectiva literária de 2014, o oscar literário da blogosfera! Não que eu tenha lido muito, afinal, TCC é TCC, né? 

A escolha das minhas categorias foram baseadas nas do ano passado junto com algumas que peguei da Anna Vitória, do So Contagious. Então, bora ver os meus eleitos!


O casal mais apaixonante




Eleanor e Park, de Eleanor & Park, (Rainbow Rowell): Incrível como essa é uma história que nos enlaça pelos detalhes, que faz a gente se apaixonar e se arrepiar com um ato que parece tão bobo como segurar a mão um do outro, dividir gibis e toda uma ligação de coisas tão pequenas e tão maravilhosas. Achei que a Rainbow Rowell conseguiu passar de uma maneira impecável todos os sentimentos e sensações que envolvem os personagens. E, ao mesmo tempo que eu decidi eleger esse livro para essa categoria do casal mais apaixonante, eu queria enfiar ele no quesito tristeza porque eu ficava agoniada, chorava, queria dar uma surra no padrasto da Eleanor, sacudir a mãe dela e perguntar se ela é suicida e salvar a Eleanor e principalmente os irmãozinhos dela, gente. É muito triste. Mas acho que o livro mostra também isso, a importância de um sentimento tão puro, algo bom em meio a tanta coisa ruim. Mostra que o amor quase sempre salva as pessoas. 

Menção honrosa: Elizabeth Bennet e Mrs. Darcy, de Orgulho e Preconceito (Jane Austen), que me deixaram com aquele eterno desejo de quero ler mais e mais e mais, e Anna e St. Clair, de Anna e o beijo francês (Stephanie Perkins), que me transformaram numa adolescente louca que ficou completamente apaixonada por ambos.



Virei a noite lendo


Anna e o beijo francês (Stephanie Perkins): Como eu disse na categoria anterior, Anna e St. Clair me transformaram numa adolescente pirada, com zilhões de borboletas no estômago e que suspirava a madrugada toda enquanto devorava esse livro. Stephanie Perkins, eu te amo. Quando eu precisava de um romance bem delicinha e light para descansar de umas tramas tensas, você me salvou. Aconteceu o mesmo em 2013, com Lola e o garoto da casa ao lado. Ai ai!



O melhor livro nacional do ano


O olho da rua (Eliane Brum): Pra começar, essa mulher é um Deus do jornalismo para mim. Aí, quando eu li esse livro para ver se me ajudavam nesse processo louco de escrita que é o TCC, eu quis abraçar essa mulher, mandar um e-mail pra ela dizendo tudo o que ela significava na minha vida acadêmica e profissional!! Esse livro tem uma série de reportagens escritas pela Eliane Brum e, pelo amor de Deus, uma história mais incrível e inacreditável que a outra. E a sensibilidade com que ela escreve é algo que eu acho que todo jornalista almeja para si. Esse olhar a fundo, a sensibilidade para escrever. Sempre que eu acho que estou me perdendo ou que eu começo a enlouquecer por causa dessa profissão maluco, eu abro esse livro para me lembrar das coisas que eu realmente quero. 


Chorei de soluçar


A vida do livreiro A.J. Fikry (Gabrielle Zevin): Comprei esse livro porque amei a capa, o título e porque minhas amigas falaram bem dele. Não fazia a ideia de qual era o enredo, nem nada. Só fui e comprei. Não posso dizer que chorei o livro inteiro, porque realmente não aconteceu, mas esse ano minhas "choradas" em livros foram bem específicas. Enfim, de qualquer forma chorei um bocado quando ele acabou. Esse livro me pegou pela maneira como abordou o relacionamento dos personagens e me fez pensar nas coisas da vida. E foi um livro que me surpreendeu muito mesmo. Gostei muito, muito, muito, apesar de ter ficado triste no final.



O melhor livro de não-ficção do ano


A vida que ninguém vê (Eliane Brum): Meu 2014 teve dois da Eliane Brum e eu decidi colocar esse aqui pra não repetir os livros em categorias diferentes. Esse foi o primeiro da Eliane que eu li em 2014 e foi amor desde a primeira página. Ele reúne algumas crônicas da autora sobre pessoas cotidianas, os "personagens invisíveis", um tema que eu amo de paixão. E cada história é um soco no estômago e no coração da gente. Faz a gente pensar quanta gente tem no mundo, quanta gente passa por nós e nós nem imaginamos as histórias que essas pessoas carregam nas costas. 


Grifei


Quem é você, Alasca? (John Green): Até hoje eu me faço essa pergunta. Quem é você, Alasca? Esse livro me fez pensar tanto na vida e em todas as coisas da vida, que eu não fazia ideia de como encaixá-lo em uma categoria. Aí coloquei aqui, porque ele me rendeu quotes eternas que dá pra gente tatuar na testa. Questionamentos que a gente faz a si mesmo a vida toda e alguns que a gente nem tinha cogitado. "O labirinto é a vida ou a morte? Do que ele está tentando escapar - do mundo ou do fim do mundo?" / "A única maneira de sair desse labirinto de sofrimento é perdoar". Acho que, acima de tudo, esse livro ressalta que algumas perguntas nunca serão respondidas e que o perdão é o que nos salva da vida, do sofrimento. Perdoar os outros e a si mesmo é o que nos salva do mundo e de nós mesmos.  


Soco no estômago


Sobre meninos e lobos (Dennis Lehane): Comprei esse livro na Bienal de 2014 porque eu lembrei vagamente de ter lido alguma coisa sobre ele e sobre o filme baseado nele - e também porque estava baratísssssimo! Esse livro me deixou perplexa, faminta e assustada. Eu devorava cada página com afinco e determinação porque eu queria saber mais e mais e mais e porque raras vezes um livro me deixou tão confusa. Como diz no verso do próprio livro, essa é uma história sobre como os acontecimentos e tragédias impactam na vida de cada pessoa. Como cada um lida com isso de forma diferente. E como a vida de uma pessoa pode ser marcada de forma tão profunda. Acho que eu poderia ter colocado esse livro na categoria do choro também, ou até na categoria do livro que me deixou perturbada, porque esse livro me arrancou muitas lágrimas e fez com que eu me doesse inteira. Ainda mais eu que odeio injustiças. Quando terminei o livro, fui no mesmo dia atrás do filme. Comprei e assisti com os dedos cruzados para que o filme não me decepcionasse, o que não aconteceu, graças a Deus. Ambos, filme e livro, são um tremendo soco no estômago. E deixam a gente meio louca.



Melhor final


A lista de Brett (Lori Nelson Spielman): Chorei, sorri, dei risada, amei, odiei, me apaixonei, gostei, desgostei, gostei de novo. Essa é minha relação com os personagens. Fiquei um pouquinho com o pé atrás no início, mas logo fui fisgada. Fiquei tentando prever o tempo todo o que ia acontecer ao longo do enredo, acertei alguns palpites, fui surpreendida em outros, mas, de qualquer forma, amei o final e a forma como a história foi contada. Adorei como, ainda que delicadamente, o livro conseguiu me surpreender e me prender. 



O livro mais triste do ano


Cartas de amor aos mortos (Ava Dellaira): Comprei esse livro pelo nome. E amei. Mas ele ganhou o oscar do livro mais triste do ano, porque a devoção intensa da Laurel pela irmã dela que morreu, as tentativas de ela tentar se transformar na irmã, todas essas coisas me deixaram extremamente triste - ainda mais que eu peguei uma raivinha da irmã dela ao longo do livro. É como se a Laurel tivesse perdido grande parte da adolescência dela tentando agradar a irmã, se transformar nela, até mesmo se diminuindo. Claro que muito disso foi por ela se sentir, em parte, responsável pela morte da irmã, mas ai ai, eu ficava triste por ela o tempo todo. De qualquer forma, eu gostei muito do livro.



O mais perturbador


Precisamos falar sobre o Kevin (Lionel Shriver): O engraçado desse livro estar aqui é que na lista do ano passado ele estava na categoria "abandonei". Ainda bem que existem segundas chances e que eu dei uma a essa leitura. Kevin foi a leitura mais perturbadora do meu ano de 2014, porque mesmo quando ela acabou, ela continuou mexendo com a minha cabeça e ecoa em mim até hoje. Fiquei um tempo sem ler nada depois dele. Um ser humano que consegue escrever uma obra dessa é um gênio, porque é um livro incrivelmente bem elaborado e estruturado e te enlouquece. O começo é um pouco arrastado, mas quando você pega o ritmo VRUM! Voa. Eu passei a leitura inteira tentando entender por que o Kevin é assim, o que o transformou no que ele é e tentando enxergar um resquício que fosse de sentimento nele. Qualquer um. E quando, [spoiler] no final, ele desmonta a banca e diz que não sabe por que raios fez tudo aquilo que ele fez, eu senti uma pontada de alívio, porque eu ia enlouquecer três vezes mais se eu não enxergasse nele uma pulguinha de alma viva e humana. [/spoiler] Até hoje, eu não sei descrever direito o impacto que esse livro teve sobre mim.

Menção honrosa: Sobre meninos e lobos.




Aventura, fantasia ou infanto-juvenil



O oceano no fim do caminho (Neil Gaiman): Sempre ouvi falar tanto desse homem, que decidi ler esse livro. E eu adorei, mesmo tendo ficado em um estado de desespero e agonia eterno ao longo da leitura e de até hoje carregar alguns - vários - pontos de interrogação na cabeça. Foi uma leitura que fugiu das que estou acostumada e pretendo ler mais livros dele esse ano, para ver se eu amplio a minha simpatia por suas obras.


O melhor livro de 2014


Precisamos falar sobre o Kevin (Lionel Shriver): Mais uma vez, Kevin, levando assim duas estatuetas literárias para casa. Não vou me estender muito, pois já disse praticamente tudo o que eu queria sobre ele ali em cima. Ele foi o eleito do melhor do ano, porque mexeu muito com a minha cabeça e com os meus sentimentos, me deixou louca, com raiva, em pânico, com dó, tudo junto e misturado. E eu gosto de livros que mexem comigo de formas diferentes, que me desafiam. Eu abandonei Kevin no ano anterior e, no ano seguinte, eu descobri que grande obra ele é. Enfim, favoritasso!

Menção honrosa: Sobre meninos e lobos.


14 comentários:

  1. Amiga, que bom que voltou! Espero que seja pra ficar! <3
    Adorei sua retrospectiva, já fui correndo no skoob colocar alguns por lá.
    E, realmente, livro é coisa de timing né? Eu devorei Kevin em 2012 enquanto você não conseguiu se ater a ele e, olha só, acabou sendo seu livro favorito de 2014. Eu acho esse livro absolutamente genial. Ele é muito bem escrito e amarrado, me tirava o fôlego. Quando eu descobri que SPOILER GALERA o pai e a irmã também estavam mortos FIM DO SPOILER eu levei um susto da p***a, e minha vontade foi bater palmas pra autora.
    Um adendo: Acho que você é a única pessoa que eu conheço que gosta de cartas de amor aos mortos, hahaha!
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Ca-ra-lho (com o perdão da palavra). Que lista linda, menina. Salvei vários desses livros no meu "quero ler" do skoob. Obrigada por escrevê-la hehe. Além disso, tá tendo sorteio de um livro no meu blog, se te interessar. Um beijo! www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não li nenhum desses livros (li muito pouco em 2014) mas tô muito feliz que vc voltou para o mundo blogueiro! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas... Vou procurar alguns dessa lista depois abraços ate...

    ResponderExcluir
  5. To doida pra ler precisamos falar sobre o Kevin.
    Que bom te ter de volta aqui nesse mundo Marie!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. 1- Eleanor & Park: estou relendo bem devagar de tanto amor que sinto por esse livro e não quero que ele acabe nunca <3
    2- Anna e o Beijo Frances: Fofíssimo, né? O meu tava um tempão emprestado e agora voltou pra casa, acho que vou reler também.
    3- Eliane Brum: Você fala tão bem dos livros dela que dá vontade de ler também, vou adicionar esses dois que você mencionou aqui na minha lista e comprar (e ler) assim que possível ;)
    4- A vida do livreiro A.J. Fikry: Também comprei sem saber do que se tratava porque as meninas na Máfia estavam lendo e amando. Também chorei em algumas partes específicas e achei as quotes lindas e totalmente grifáveis <3
    5- Alasca: Esse livro me deu uma agonia viciante! Eu poderia ter odiado Alasca por toda essa bagunça que ela é e que me faz lembrar pessoas e situações que eu passei com essas tais pessoas, mas a verdade é que eu me apaixonei, tsc.
    6- Sobre Meninos e Lobos: Na lista pra comprar porque parece causar a mesma sensação que Kevin. E eu AMEI Kevin.
    7- A Lista de Brett: Tá na minha lista de presente de aniversário porque da última vez que passei na livraria ele tava exposto e me pedindo pra levá-lo pra casa, Mas infelizmente eu me segurei :(
    8- Cartas de Amor aos Mortos: Dúvida eterna se leio ou não.
    9- Kevin: Já falei que amei Kevin? Já? Okay, amei Kevin!!!!
    10- Também nunca tinha lido nada do Gaiman antes d'O Oceano e fiquei louca por mais leituras dele!
    Apesar do TCC você até que teve tempo pra leituras incríveis, hein?
    Beijo, Marrí!

    PS: QUE BOM QUE VOCÊ VOLTOOU!!!

    ResponderExcluir
  7. Lemos alguns livros em comum esse ano, amiga! Além dos que você mencionou lá no meu blog, também li A Vida do Livreiro (chorei deveras) e Alaska. Acho que ano que vem vou incluir mais algumas categorias na minha retrospectiva.

    Achei bicha que escolhemos o mesmo casal pra 2014 <3

    Tô com Kevin aqui em casa, devo ler esse ano. Estou angustiada desde já. Comentamos quando eu chegar lá!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você deu uma segunda chance pro Kevin, porque esse livro merece demais! Ele total desgraçou minha cabeça quando li e me fez sentir tanta coisa ao mesmo tempo que, nossa, impossível ser a mesma pessoa antes e depois dele. Achei super justo ser o melhor livro do seu ano!

    Adoreeeeeei ver a Eliane Brum citada duas vezes nessa retrospectiva <3 Já conversamos sobre isso e eu não sou a maior fã do mundo do texto dela, mas admiro demais o trabalho da mulher. A forma como ela trata o jornalismo, as pautas que ela escolhe, e a postura dela diante do mundo são coisas que eu admiro demais e quero sempre ter comigo. O Olho da Rua foi muito importante pra mim em 2013, mas até hoje norteia todos os trabalhos que eu faço. Amo muito <3

    Tenho A Lista de Brett aqui em casa e não vejo a hora de ler, só recomendações maravilhosas!
    Beijo, amiga, é ótimo te ter de volta <333

    ResponderExcluir
  9. Amiga,

    Eu amei E&P, como comentei no blog da Palomitcha, mesmo não tendo curtindo muito o final. Ainda não li Alasca completo (shame on me), tive que largar por motivos de agendas e agendas, mas juro que vou dar um jeito nisso pra gente comentar. Esse Cartas de Amor aos Mortos eu comprei pra bichar com as meninas, mas nem consegui heheheh. Analu meteu o pau no bichinho, você gostou! Agora tô cafusa! hahahah
    Preciso ler Neil Gaiman!!!

    E KEVIN!!!!!!!!!!!!! ADORO ESSE LIVRO!!!!!! (babe: tenho a capa antiga!)
    Esse livro me dá medo da vida em geral, que pode dar absolutamente errada sem ninguém ter culpa disso, mas sou apaixonada por ele! Fico feliz que vc também tenha amado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. VOLTOOU! <3
    Coisa boa te ter de volta!
    Amiga, to aqui chocada que só li Quem é você, Alasca? da tua lista. :(
    Acredita que Anna e o beijo francês eu abandonei? Acho que não era o momento de eu ler algo leve, sabe? :(
    Meu próximo livro será A Lista de Brett e espero gostar tanto quanto tu gostou.
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  11. Eba! Você voltou!
    Sei o efeito que tcc produz na nossa vida. Querendo ou não paramos algumas muitas coisas.
    Você não está tão atrasada. haha Minha retrospectiva está programada para semana que vem ainda. haha

    Eleanor & Park foi o meu casal apaixonante também. Não gostei muito de Quem é você, Alasca?. Vou anotar suas outras dicas de leituras. Parecem bem interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a lista. De todos aí, li só Anna e o beijo Francês *--------------------------------*
    também amei e senti assim cos personagens, adolescente e apaixonada.

    Da lista, TODOS estão marcados como 'quero ler' e 'desejados'. Preciso dar uma passeadinha na livraria JÁ!


    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...