quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

1 é pouco, 2 é bom, 3 é veterana!



Ontem, dia 9 de janeiro de 2013, meu blog completou 3 anos. Esse espaço que eu amo como se fosse uma casa, uma pessoa, ficou mais velhinho. Meu pequeno paraíso particular. E eu, como péssima blogueira que sou de vez em quando, deixei o post pra hoje. Como sempre, atrasada.

Eu sou o tipo de pessoa que nunca sabe o que escrever em datas comemorativas, mas como disse minha amiga Milena Martins, agora sou veterana. Três anos pode parecer um tempo bem singelo, mas para mim, uau, são três anos. Três anos escrevendo, dividindo coisas com pessoas que talvez nem me conheçam, mas que compartilham das mesmas sensações ou que, pura e simplesmente, gostam de ler.

Pulando todo o resto da pieguice, hoje vim falar o porquê de estar aqui há 3 anos. Eu sempre achei que eu e todas as pessoas que escrevem escreviam por puro prazer. E, para ser sincera, em parte é. Mas de uns tempos para cá eu descobri que - pelo menos no meu caso - a gente escreve para suavizar. A gente escreve para dar leveza a uma vida que tantas vezes é pesada demais para os nossos ombros. Nós transformamos histórias corriqueiras em textos engraçados, nós transformamos dores em poesia. Felicidade em poesia. Porque a gente  também escreve para compartilhar alegrias.

Uma vez, um professor me disse algo que fez total sentido para mim durante uma aula da faculdade: "Escrever é o jeito mais nobre de se comprometer". A gente se compromete mesmo, muita gente dá a cara a tapa, quebra tabus, quebra o orgulho e tudo o que vem com ele para escrever. A gente coloca a vida em palavras. A nossa, a dos nossos amigos, dos nossos vizinhos, da nossa manicure, daquela pessoa da rua que nós nem conhecemos, mas que passou pela gente e nós achamos que daria uma boa história.

A gente escreve pra inventar, pra reviver, pra reciclar, pra matar, pra enterrar. A gente escreve pra passar, mesmo que nunca passe. A gente escreve pra mostrar pro mundo a grandeza que a gente vê nas coisas, a grandeza que nossos olhos enxergam, mas que talvez uma fotografia ou um filme não conseguiriam. Porque pra escrever com grandeza tem que saber de verdade usar as palavras. 

A gente escreve pra rir, pra não chorar, pra chorar, pra esvaziar. A gente escrever pra não morrer e pra não matar, mesmo que a gente mate algumas pessoas com as palavras que a gente escreve. Mesmo que a gente mate de amor, de alegria, de susto. Mesmo que a gente morra um pouquinho.

A maior alegria de quem escreve é encontrar alguém que compartilhe dos mesmos sentimentos, das mesmas sensações, da mesma fase de vida. Escrever é se perder e se encontrar. Escrever é apaixonar e se apaixonar. E como eu disse, pra dar leveza. Pra embelezar. A gente embeleza as pessoas, os lugares, os sentimentos. A gente personifica a realidade e a salva de um destino chato. A gente escreve sem saber direito o porquê, mas escreve porque, acima de tudo, ama a sensação que isso traz. 

Obrigada de todo o coração a todas as pessoas que passam por aqui de vez em quando e, principalmente, às que passam sempre. Obrigada àqueles que gostam, aos que compartilham, aos que sentem de verdade o que cada texto diz. Obrigada aos que me encorajam, aos que elogiam e aos que criticam construtivamente. Obrigada por fazerem parte de três anos incríveis e fundamentais de uma parte muito importante da minha vida. E obrigada por valorizarem algo que faço por pura paixão. Obrigada.


Por fim, decidi selecionar os comentaristas e os comentários que mais me emocionaram e continuam emocionando:


  • Pessoas que mais me fazem feliz com seus comentários (ordem aleatória):
    - Ana Luísa Bussular.
    - Mayra Resende.
    - Rafaela Venturim.
    - Ariana Coimbra.
    - Ana Flávia Sousa.
    - Gabriela Irala.

    Menção honrosa para os comentários da Rhaissa Sizenando, da Anna Vitória, da Milena Martins, da Deyse, da Karine Rosa e da Tary que, mesmo quando não são frequentes, sempre me fazem feliz.
  • Comentários favoritos ever:

    "Eu juro que estou parada sem ação na frente desse texto. Ele é o meu novo favorito daqui. Você é uma gênia. E eu senti cada linha dele, e eu acredito em tudo isso, e eu odeio não ter o que comentar, mas amo coisas que me deixem assim, completamente sem palavras.
    Obrigada. É só o que tenho a dizer.
    Te amo." - Ana Luísa

    "Nossa, você causou um choque de realidade em mim, Marie. 
    Hoje estava conversando sobre minha "preguiça de viver" com minha mãe e, no entanto, ela não me disse algo palpável que fizesse eu mudar de ideia para correr atrás dos meus sonhos. Não preciso dizer que você conseguiu fazer isso, né? Favoritei seu texto no mesmo instante e acho que irei imprimi-lo e deixá-lo sempre a disposição quando eu estiver postergando as coisas, afinal, nós não temos todo o tempo do mundo.

    Genial, lindo e inspirador. ♥

    Beijos :)" - Larie Ribeiro


    "Nossa Marie, quando eu penso que não vou me surpreender mais com você, você me escreve um texto desses. Como eu já conheço essa música li o texto ouvindo " Madness- muse" e viajei. Eu também ouço músicas pra escrever, se dessa vez você for ler meu blog vai ver no meu post.
    Bom sobre o texto, eu chorei, porque eu era bem acomodada, nunca foi de fazer listas, planos, mas sempre tive sonhos, todo mundo tem né? Mas nunca corri atrás, e só esse ano que to começando a ir atrás. E esse texto me fez lembrar de várias situações, algumas você já deve imaginar.
    Bom só posso dizer que o post ficou o máximo e que você esta de parabéns!

    Beijos" - Ariana






    "Eu li esse texto umas boas 5 vezes, pelo menos. Só vim comentar agora, mas isso não significa que ele me tocou menos do que na primeira vez. Ele tem a capacidade de me deixar boquiaberta ainda. 
    Não só porque você mostra tudo que a gente já devia saber de cor e salteado de um forma linda que só Marie Raya (não a Maripoka, mas a Marie-Raya-tudo-junto, a escritora)sabe fazer. Por isso também. Mas esse texto acabou comigo porque ele consegue se encaixar em qualquer momento de qualquer vida. Sempre.


    E também porque ele me fez perceber mais uma vez a sorte que eu tenho por ter encontrado amigas como as que eu tenho. Odeio quando as pessoas acham que ACEDE é "um livro fofo". Aí venho aqui e você viu tudo isso e ainda conta pro mundo.

    Ou seja: porra, Marie, te amo." - Milena







    "Olha, eu não sei se você lembrou de mim quando escreveu esse texto. Só sei que era tudo que eu precisava ouvir, hoje, e vou precisar lembrar por muito tempo. Obrigada pelas suas palavras, por compartilhar esse talento que você tem de escrever, pelo seu ombro, pela sua amizade que em tão pouco tempo já se tornou essencial pra mim. E obrigada por esse texto. Mesmo! Você é foda, Marie." - Ludymilla Franco

    "
    HAUAHUAHUAHUA Sério, o que você espera que eu comente, Marie?! Eu nun-ca tenho o que falar quando venho comentar nos seus textos, porque simplesmente me faltam palavras pra expressar o quanto eu te admiro, cara. Pelo amor de Deus!" - Rafaela Venturim 



    "
    Sabe Marie, te admiro muito. Admiro porque você se joga nas coisas e não teme. Os outros temem, você não. Você é a cara da coragem. É um exemplo pra mim, de verdade. Porque eu vejo muito de mim em você, das inseguranças e dos "poderia ser mas não foi", mas daí você vai lá e destrói. Faz ser. E quando não consegue, simplesmente não tem medo de dar a cara a tapa e escrever o que te vem em mente, sem se importar para quem vai ler ou o que vão pensar de você. Porque você não liga. Você está bem, feliz consigo mesma. Amando-se em primeiro lugar. Deixando o resto pro resto. Aproveitando as partes boas e ignorando as ruins e cara, eu morro de orgulho de você por isso! De verdade! Um dia talvez quem sabe eu chegue a esse nível, no momento ainda sofro, me descabelo, choro e escrevo zilhões de textos em locais onde ninguém jamais lerá, porque tenho medo de magoar alguém. Você é superior ao medo. Você é demais. Como diz o nome do blog, tu é top. Beijos, abraços, apertos de mão, afagos e tudo mais que precisar :) 

    (Porque mesmo achando os inícios e os fins complicados, preenche tão bem o meio que eles se tornam insignificantes)" - Mayra [COMENTÁRIO QUE MAIS ME FEZ CHORAR NESSES 3 ANOS DE BLOG :') ]

11 comentários:

  1. Ai flor, emocionei lendo o texto e vendo meu nome e comentário aqui.
    Pra mim escrever é uma válvula de escape, um refúgio. Tudo depende do momento. E só depois de ter vivido novas coisas; delas “fermentarem” dentro de mim e ir me preenchendo é que consigo escrever. De tão cheia que vou ficando, chega uma hora que preciso me esvaziar. Para mim, escrever é isso... Transbordar.
    Parabéns pelos três anos de sucesso no blog, que seu sucesso continue!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai, olha eu ali! <3
    Marie, agradeço muito a existência desse blog, porque ele me trouxe você, minha person, tão essencial na minha vida, minha OI OI OI.
    Parabéns pro Is The Top, vê se toma vergonha na cara e escreva mais, porque eu adoro te ler!
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  3. Eu juro que não acredito que eu sequer consigo lembrar a última vez que eu comentei aqui. Se é que eu comentei. Como pode? O que eu andei fazendo esse tempo todo? E o mais importante: por que raios eu leio os seus posts e não comento?!
    Amei a descrição da escrita, é tão isso. As vezes quando estou estressada ou sobrecarregada, quando sinto que todas as minhas forças foram drenadas pelo trabalho e eu não tenho mais nada dentro de mim, vejo que tudo é drama, eu só precisava mesmo escrever um pouco e exorcizar tudo isso.

    Parabéns pelos três anos, Marie! E que nesse próximo eu possa vir aqui comentar, porque gente, que absurdo.
    Beijo! Beijo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Barie, meu abor, PARABÉNS!
    Com esse monte de elogios e comentários mágicos, nem preciso dizer que você manda muitíssimo bem e que só tem a crescer até chegar no TOPO do mundo e gritar de lá THIS IS THE TOP. Fico feliz de estar citada ali e me sentir parte dessa historinha, porque ainda que eu comente pouco, eu sempre leio seus posts e como as meninas, sempre fico sem saber o que comentar.
    E sobre esse último, você falou perfeitamente sobre a coisa mágica que é escrever, que provoca essa avalanche de emoções, que nos salva, e o mais legal de tudo, nos traz pra mais perto umas das outras. Imagina o que seria de nós sem eles, huh?
    Te amo, sua maluca
    <3

    ResponderExcluir
  5. Olha só! O meu bebê também completa 3 aninhos em 2013! E o seu, foi uma inspiração pra mim desde então, assim como tantos outros por aí.
    Escrever sei lá, sempre foi a melhor maneira de sair de mim sabe? Vezenquando a gente precisa botar num papel tudo aquilo que nos sobra por dentro.
    Fiquei com os olhos marejados quando vi meu nome, e tive que clicar nele pra ter a certeza de que aquela, era eu. haha
    Obrigada você, pelo carinho e por compartilhar com a gente textos tão bem escritos e carregados de verdade e opinião bem formada! Sem contas aqueles tantos outros cute-cute que nos emocionam sempre!

    Parabéns pra você, pro blog e por esse poço de inspiração!
    Um beijo Marie.
    Nana.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHA MAIS QUE HONRA, HEIN!
    Feliz aniversário pro teu blog, coisa fofa! Apareça mais vezes por aqui porque teu público te ama e adora te ler! Quero um texto lindão em 2013 preu fazer outro comentário épico, tá?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Marie, que coisa linda que você fez aqui! Achei uma valorização ótima a todas essas pessoas que te leem sempre e que sentem as tuas palavras como se fosse uma voz da consciência falando na nossa alma - coisa que você atinge com cada texto novo, pode ter certeza. Não pelo reconhecimento ou pelos comentários, somente, mas por saber que mesmo à distância existe alguém que sente exatamente o mesmo que você. Parabéns <3

    ResponderExcluir
  8. Marie, vim aqui participar da festa, claro. hahaha FOLIA! HAUAHUAHUAH Concordo que escrevemos para suavizar, clarear as ideias. Que texto sensacional! Não teria melhor jeito de comemorar o aniversário do blog. parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ai, olha eu ali! <3 +1
    Concordo com a Dê, achei lindo você valorizar dessa forma quem te lê. Não é pelo número dos comentários nem nada do tipo, é pela sensação de saber que o que você escreve toca outras pessoas. A gente não sabe porque escreve, mas continua escrevendo porque é preciso. E você precisa continuar! Parabéns, veterana! E obrigada por compartilhar com a gente seu talento!
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  10. Você é uma linda, seu blog é um lindo e toda vez que comento aqui não consigo deixar de mencionar o quanto eu amo esses seus textos. Você é genial, nasceu para viver, ver, aprender, cair, levantar e escrever sobre todas essas coisas dessa forma toda especial que só você tem. Tenho certeza que todos que leem o Is The Top se encontram em suas palavras de alguma forma e Marie, isso é simplesmente magnífico.
    Parabéns por ser essa escritora fabulosa e parabéns pelos três anos do blog! Quem venham muitos e muitos anos pela frente.
    Mil beijos, Marie <3

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS!!
    Tô feliz por estar ali, porque eu sou sua fã de carteirinha e espero muito que você saiba disso. Eu quase nunca sei o que comentar nos seus posts, fico muito sem palavras e você costuma escrever por mim. Tomara que continue assim, que continuemos assim. É um prazer ter te encontrado amiga, e eu te amo demais <3
    Parabéns, de novo.
    Você ainda tem muito pra brilhar por aí.

    <3

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...