sábado, 24 de setembro de 2011

Ode à cidade maravilhosa

Foto: Marie Raya

Não, não estou falando do Rio de Janeiro. Vai soar meio clichê e repetitivo, eu sei, mas o que posso fazer? Logo que surgiu a ideia da Ode,a primeira coisa na qual pensei foi nessa cidade maravilhosa. A minha cidade - de coração - maravilhosa: São Paulo. A maioria de vocês não sabe, mas eu sou - ou já fui - meio nômade. Eu morei em 6 cidades diferentes. Nasci em Foz do Iguaçu/PR e com alguns meses de vida morei por pouco tempo na Suécia. Voltei para o Paraná e com 4 anos vim para São Paulo. No começo eu odiava, lembro-me até de uma propaganda que tinha na TV naquela época, que cantava "eu sou paulistano com muito orgulho, com muito amor". Eu ficava brava e toda vez que essa propaganda aparecia na tv eu tampava os ouvidos e cantava bem alto "eu sou paranaense com muito orgulho, com muito amor". É, eu era meio birrenta, mas logo me rendi aos encantos de São Paulo. Morei em São Paulo até os 13 anos, depois fui morar em uma cidade do interior chamada Itaí. Morei um ano lá e depois migrei para o interor do Rio Grande do Sul: Itaqui. Mais nove meses lá, fui para outra cidade do interior: Restinga Seca (vizinha de Santa Maria). Não completou um ano, decidimos voltar para São Paulo, para minha total felicidade. E assim fizemos, no final de 2009. Desde então, cá estou eu de volta.

Quando você viaja para outros lugares e experimenta diferentes culturas, você percebe a visão de mundo de outras pessoas. O mais engraçado de morar em todos esses lugares foi que eu pude perceber a visão que essas pessoas têm sobre São Paulo. Na maioria das vezes, uma visão equivocada. A maioria acredita que não pode andar nem duas quadras, porque será assaltada. Ou que só pode andar de carro com os vidros totalmente fechados e por aí vai. Violência existe em qualquer lugar do mundo. As pessoas assistem demais o Datena e ficam com essa visão horrível de São Paulo. Claro que as pessoas precisam estar "alerta", como em qualquer lugar. Tem cidades de interor onde a violência é muito pior, se compararmos o tamanho dela em relação à SP. Eu amo cada pedacinho desse asfalto,eu amo o trânsito (às vezes não, ok), eu amo essa variedade de gente. Eu amo andar na rua e não ser olhada dos pés à cabeça, com gente cuidando mais da minha vida do que da vida delas. Porque convenhamos, no interior a pergunta não é "quem é você?" e sim "você é parente de quem?", "de que família você é?". Aqui as pessoas não tem tempo para cuidar da vida das outras na rua, pelo menos não a maioria delas. Aqui, no máximo, você é julgado pela roupa que você veste. Essa é a sua identidade. São Paulo é uma cidade grande demais para que as pessoas conheçam todas as outras que passam na rua, então elas observam o que você veste, com quem você anda...

A questão é que São Paulo tem lugares maravilhosos, pessoas maravilhosas e oportunidades incríveis para quem sabe aprovetá-las. Parque do Ibirapuera e Av.Paulista merecem menções honrosas, porque né. É muito amor pra um lugar só. Dois lugares só, no caso. Se vocês ainda não vieram para São Paulo, venham! Essa é a minha cidade maravilhosa. Pode não ter praia, mas tem a Paulista, tem a 25 de março, tem shows maravilhosos e programação pra mais de 365 dias. Você pode ir pra um lugar diferente a cada final de semana sem repetir nenhum deles por pelo menos 1 ano. Enfim, depois de um merchan e de uma declaração de amor, eu me despeço. Não nego minhas origens, mas é como eu digo: Paranaense por natureza e paulistana de coração. É muito amor. VEM GENTE!

7 comentários:

  1. QUE SAUDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADE DA MINHA PAULICÉIA DESVAIRADA, dos dias de 4 estações e do trânsito interminável y.y

    Muito mais que merecida! Porque Sampa é isso mesmo, são paulistas, paranaenses, bahianos, mineiros e até mesmo cariocas, é toda e é tudo de bom <3

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu fui para São Paulo 2x só e foram passagens muito rápidas, tipo de uma dia, sabe?! Bate e volta mesmo. E eu sempre digo que é uma cidade pra se passar férias de pelo menos uma semana pq há muito o que se fazer, lugares pra visitar, muitas coisas das quais eu gosto, sabe?! Mas morar, eu realmente não sei se gostaria não, rs.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Bom, no meu perfil do blog está escrito: Capixaba de nascimento, paulista de coração. Dispensa comentários né? São Paulo é apaixonante, não tem outra palavra. A Avenida Paulista é.. indescritível. E eu também ODEIO esses estereótipos sobre São Paulo que as pessoas ficam acreditando e soltando por aí. Humpff.

    ResponderExcluir
  4. Nunca morei em SP, só no interior, mas todas as vezes que visito a cidade volto um pouquinho mais encantada. Sonho ardentemente em morar por lá em algum momento da minha vida. Gosto MUITO de Curitiba, mas acho que São Paulo merece uma chance, por ser altamente encantadora e diversificada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já morei em Sampa também e curti muito :)

    ResponderExcluir
  6. Marie, que declaração hein?!
    Olha, confesso que minha visão de SP é meio embaçada sabe? Cinzenta. rs
    Mas prometo que um dia, irei aí desfrutar dos prazeres da sua cidade Maravilhosa.
    E óh, Belo horizonte tem lá seus mimos. Vem cá pra sentir o calorzinho mineiro. ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Sou paulista com muito orgulho e com muito amor! Sim, eu concordo com tudo o que você disse, May! :) A nossa cidade tem suas imperfeições como qualquer outra, mas consegue se superar em vários outros quesitos. Problemas todo mundo tem, mas quando se chega em um lugar onde ninguém vai te julgar por isso... É muito amor.

    Nossa cidade é maravilhosa (muito mais do que o RJ :P)

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...