quarta-feira, 18 de julho de 2012

Por isso a gente acabou


Foi amor à primeira vista. É sério. Juro juradinho. Eu estava com a minha amiga na Saraiva e de repente nós duas batemos o olho nesse livro ao mesmo tempo. E corremos. Sim, corremos até ele. Quando o peguei na mão, de cara amei da arte da capa, e o mesmo sentimento se repetiu com toda a arte visual do livro. Virei para ler a contracapa e foi naquela hora que fui fisgada:

                    "Esta é a caixa, Ed.                    
                      Está tudo aí.                            
              Duas tampinhas de garrafa,              
        um ingresso do filme Greta em fuga,      
                       um bilhete seu,                       
                  uma caixa de fósforos,                 
                     o seu transferidor,                    
                       o livro da Joan,                       
                um açucareiro roubado,                  
              um caminhão de brinquedo,              
               aqueles brincos horríveis,                
                    um pente de motel                     
                        e todo o resto.                       
                          É isso, Ed.                           
        Foi por isso que a gente acabou."         

Pronto. Foi o suficiente para eu morrer de curiosidade e ficar louca para descobrir o que todos esses itens aleatórios queriam dizer. Quis saber o porquê deles - que até então eu não conhecia - terem acabado.

Eu já tinha comprado outros livros e não tinha mais verba para comprar esse, mas convenci minha amiga a comprar já pensando em pegar emprestado depois (te amo, amiga). O livro tem 376 páginas e minha amiga terminou de lê-lo em 2 dias. Como eu ainda estava lendo um outro, acabei esquecendo de pegá-lo com essa minha amiga. Uma semana depois, ganhei um exemplar de aniversário de uma outra amiga linda (oi, Ale!). F-e-l-i-c-í-s-s-i-m-a. Foi assim que eu fiquei. Consegue sentir o gostinho dessa palavra na boca? Eu sim. Enfim, vamos pular as divagações.

O livro foi escrito pelo Daniel Handler, também autor de "Desventuras em série" através do heterônimo Lemony Snicket. Levei um dia e meio - para ser bem exata - para ler. Foi amor logo na dedicatória ("Para Charlotte - por isso a gente se juntou"). Já era amor na capa, mas aí quando eu comecei a ler foi mais amor e amor e amor e amor. 

"Por isso a gente acabou" é uma carta. Carta essa que foi escrita pela personagem principal Min para o seu ex namorado Ed e foi deixada, junto com uma caixa cheia de coisas que faziam com que ela se lembrasse dele, na porta do mesmo. A carta/livro conta o começo, o meio e o fim desse amor fulminante. Ao longo das páginas nos deparamos com desenhos dos objetos que estão na caixa e a explicação da importância e contribuição deles para o começo e o fim desse relacionamento.

Daniel Handler mostrou através de uma história bem simples como um amor pode ser doce e cruel, muitas vezes. O que mais me encantou no livro foi a riqueza de detalhes, coisa que eu amo. Detalhes. E não detalhes perdidos nas páginas, mas detalhes bem colocados, bem explicados. O livro também traz um conteúdo recheado de referências cinematográficas. A personagem principal, Min, é apaixonada e expert em filmes antigos e está constantemente encaixando sua vida em cenas desses filmes. 

A história do livro gira em torno da história de amor rápida e intensa  entre Min e Ed e das diversas diferenças existentes entre eles. Ele, jogador do time do colégio e cdf em matemática, e ela, cinéfila e absolutamente normal. É o clichê do cara popular com a garota praticamente invisível, mas ninguém nunca mostrou uma história assim, como Daniel Handler mostrou. E com uma linguagem extremamente simples. Através dessa carta escrita detalhadamente pela personagem Min, nós podemos sentir tudo o que ela descreve e materializar as cenas em nossas cabeças. 

Entre as divagações e palavrões de Min Green, vemos a doçura de um coração que ama. E que sofre. O fim, apesar de previsível, consegue ser surpreendente. Não pelo que acontece, mas pela forma com que é descrita, narrada, quase sussurrada aos nossos ouvidos. Além de uma história de amor, o livro traz também histórias de amizade. Não conheço nenhum dos filmes citados pela personagem ao longo da história, mas anotei várias que me interessaram. Um ponto que vale a pena destacar: O termo "Por isso a gente acabou" é usado diversas vezes durante a carta, pois Min fala sobre outros pontos (além do principal) que resultou no término de seu relacionamento com Ed.

Esse não foi o melhor livro da minha vida, nem tem uma história e uma linguagem complexa, mas com certeza entrou para os meus favoritos, mudou alguns dos meus conceitos e reafirmou outros. Acho que todas as mulheres deveriam ler esse livro simplesmente pelo fato de que ele mostra que muitas vezes só amor não é suficiente. Só amor não basta. Os homens também deveriam ler porque a carta mostra de forma incrível o que se passa no coração e na cabeça de uma garota que ama. Porque até mulheres viram garotas quando amam.

Quotes do livro:


"O negócio de ter o que o coração deseja é que o seu coração não sabe o que deseja até aparecer."

" 'Te vejo segunda!', você gritou, como se tivesse acabado de descobrir os dias da semana. A gente achou que tinha tempo. Eu acenei mas não podia responder, porque finalmente tinha me permitido sorrir tanto quanto eu queria a tarde inteira, a noite inteira, a cada minuto com você, Ed. Que merda, acho que eu já te amava."

"Eu acabaria com qualquer dia, todos os dias, por essas longas noites com você, e foi o que fiz. Mas é por isso que já estava condenado, bem ali. A gente não podia ter só as noites de magia zumbindo pelos fios. A gente tinha que ter os dias, também, os belos e impacientes dias que estragavam tudo com os cronogramas inevitáveis, os horários obrigatórios que não se cruzavam, os amigos leais que não se gostavam, os absurdos imperdoáveis rasgados da parede independentemente das promessas feitas depois da meia noite, e foi por isso que a gente acabou."

"Desculpa, desculpa, desculpa, desculpa [...]
- Vinte e seis - você disse, antes que eu pudesse perguntar. Todo mundo estava reunido ao redor, ou, bom, estavam à nossa volta, num turbilhão que parecia a rebentação, alta e suja. A multidão virou fundo na mixagem, alguns gritinhos, alguns miados. - Vinte e seis - você disse de novo, para a multidão, e deu um passo em direção a mim. [...]
- Um para cada dia que a gente está junto, Min. - Alguém fez "ooooohh". Alguém fez o outro alguém ficar quieto."

Eu te amava e aqui vão suas coisas, para longe de minha vida
 onde você deve ficar, o sorriso é por isso. Sei que você não vê, Ed, mas se
 eu contar a trama toda talvez você entenda desta vez,
 por que mesmo agora quero que você veja. Eu não te amo mais,
 claro que não, mas ainda tem algumas coisas que quero te mostrar. 
Você sabe que eu quero ser diretora, mas você não viu
 de verdade os filmes de minha cabeça e foi 
por isso, Ed, que a gente acabou.

15 comentários:

  1. Ai misericórdia, lá vou eu gastar. Acabei de colocar esse livro na lista de prioridades. Bienal que me aguarde! Amei!

    ResponderExcluir
  2. TÁ! POsso pegar seu presente de volta? HAHAHAHAHAHAHAHAHAH
    Olha gata, foi obra do destino eu te dar esse livro viu? Uns dias antes do seu aniversario a Rafa já tinha me falado dele, aí ele surgiu na sua wishlist e eu fiquei com ele na cabeça, quando entrei na saraiva pra comprar fui direto pra estante de lançamentos, peguei ele na mão e falei: é esse.

    Acho que tava predestinado e fiquei feliz por ter te dado uma coisa que voce queria tanto. Mas agora quero ler tambem, como faz? HAHAHAHAHAHAHAHA ENFIM, achei a história realmente mtmtmtmt amor e não tem como a gente não se identificar com uma trama dessas né?
    Amei e amei que voce amou meu presente <3

    ResponderExcluir
  3. Gente, tenho lido resenhas de tantos livros ultimamente, e termino querendo ler todos!
    Mas essa última quote: "mas você não viu
    de verdade os filmes de minha cabeça e foi
    por isso, Ed, que a gente acabou." me fez ter vontade de comprar o livro assim, agora.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Vou super comprar esse livro na Bienal, quero muito ler. Você viu os kits maravilhosos que a editora mandou para as blogueiras literárias? Super invejei <3 Beijo, Maripoka linda!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, cada vez que você fala desse livro, maior fica a minha vontade de lê-lo. E esses(as) - nunca soube - quotes só vieram pra alimentar ainda mais o desejo. Droga! Quero tempo! :(

    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  6. Tenho agora a sua resenha que levo em conta pra caramba. Estou louca para ler esse livro, desde que a Companhia Das Letras o anunciou. Li tudo de Desventuras em Série, logo esse novo livro do Daniel conta muito. Estou ansiosa, nem me fala!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei apaixonada por esse livro, vou comprar logo e tratar de ler rapidamente porque fiquei curiosa! Amei.

    ResponderExcluir
  8. Marie,

    Esse livro parece ser bem interessante, vou ler...mas vou esperar um pouco. Tenho uma lista imensa de livros e preciso controlar meus gastos comprando novos. mas vou acrescentar esse na lista!

    Obrigada pela sugestão! Bom final de semana.

    Beijos,
    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. SARAIVA? Tá né. Só não corto relações porque o livro é tudo de bom mesmo. AI, eu tô amando esse livro Marie! Muito tudo de bom e eu tenho que concordar com você: todas nós temos um pouco de Min Green dentro de nós <3

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro nem seu blog, mas me apaixonei pelo espaço clean e o jeito que você escreve (hahha que nem você com esse livro!)

    E é verdade,a capa é liiinda e embora pareça ser clichê, vocême deixou com vontade de lê-lo. Afinal,clichês são bons de vez em quando, né? hahaaha

    Beijoos ;**

    ResponderExcluir
  11. E agora? Como faz para ter esse livro não tendo dinheiro? HHAHAHA
    Pre-ci-so ler, guria.
    Quotes incríveis.
    Ai meu deus. Ok, só mais um livro e eu não compro mais nada com meu cartão. HAHAHA
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  12. O livro deve ser bem legal mesmo *---* fiquei super curiosa pra ler também :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Sério, adorei sua resenha. Mentira, na verdade, eu amei! Já tinha visto a capa e ouvido falar, mas não me chamou muita atenção. Diga-se que não sou muito chegada em romances. Mas sua resenha me ganhou, agora estou absolutamente louca para ler.

    ResponderExcluir
  14. "Porque até mulheres viram garotas quando amam."
    Adorei, Marie. Acho que tu resumiu em apenas uma frase tudo o que acontece quando uma mulher ama. A resenha que fizeste me deixou curiosa para ler o livro. Gosto quando uma obra consegue transpor em palavras o que acontece dentro da gente. Fica gostoso de ler porque acabamos descobrindo coisas sobre nós que nem imaginávamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Quando eu vi esse livro em um site, anotei no caderninho de livros para ler. Fiquei louca pelo título porque não só eu, como quase todas nós, escrevemos em nossos blogs sobre relacionamentos e seus términos. Era o livro que se encaixava com muitas fases da vida da gente, só não sabia se iria valer o investimento. Agora que você o aprovou, vou comprar também e me deliciar. Tem livros que a gente precisa ter, acho que ele é um desses. Beijão lindona, tava com saudade.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...