segunda-feira, 2 de julho de 2012

Debaixo dos escombros


"So scared of breaking it
That you won't let it bend
And I wrote two hundred letters
I will never send"


"Com tanto medo de quebrar

Que você não vai deixar dobrar
E eu escrevi duzentas cartas
Que eu jamais vou enviar"
Misery - Maroon 5


Na ingenuidade dos meus quinze anos, eu achei que todos os outros garotos seriam como você. Eu achei que pelo menos a maioria deles fosse tão bom quanto você era, tão doce quanto você era. Talvez na ingenuidade dos quinze anos (daquela época em que ainda existia ingenuidade aos quinze anos), todos os garotos são. Mas garotos viram homens. E talvez nenhum homem seja tão bom quanto aquele garoto era. Acho que meninos viram homens quando se decepcionam e homens só viram homens de verdade quando se apaixonam.

Sabe, nos filmes as coisas parecem mais fáceis. Nos filmes, um dos lados sempre abre mão de alguma coisa para ficar com alguém. Até dos sonhos. Mas na vida real é muito difícil alguém ceder. Ninguém cede, ninguém se arrisca. Quanto vale um sonho? Quanto vale um amor? Um amor vale um sonho? Um sonho vale um amor? Vai saber. Cada história é singular, e ao contrário do que se diz por aí, as histórias não se repetem. Porque os finais são sempre diferentes. E as pessoas também.

Ao longo dos anos, muita coisa se perde. Inclusive a ingenuidade. O que é bom, por um lado. Não dá pra viver boba e ingenua para sempre. Custa caro, esfola o rosto, o coração, a alma. A vida endurece a gente para não doer tanto nas próximas surras que ela dá. A gente passa a vida construindo coisas, certezas, muros de proteção e, de repente, ela vem e quebra tudo, derruba tudo, explode. Não sobra nada além de poeira, pedaços do que algum dia foi alguma coisa e você, no meio dos escombros.

A vida nos muda muito, nos tira muito, mas nos dá muitas coisas também. As pessoas têm medo de tentar de novo, reconstruir, refazer, reviver, viver. Sabe, muitas coisas dariam muito mais certo depois de maduras. Pena que pouca gente percebe isso. O tempo ensina o que a gente precisa entender, amadurece ideias e sentimentos, mas emburrece corações, muitas vezes. Quem vive usando o orgulho como escudo, só perde tempo nessa vida que já é curta. Aquela história de que quebrar espelho dá azar é balela. Experimenta quebrar um coração, pra você ver. Você paga parcelado e com juros.

Quando a vida desaba e leva consigo para o chão as minhas certezas, os meus achismos, os meus sonhos e tudo o que ela consegue levar, só uma coisa sobrevive em meio aos escombros: você. Intacto. Sua imagem é tudo o que eu consigo ver entre a poeira seca e os pedaços de restos de alguma coisa. E então, eu me pergunto até quando a vida vai quebrar tudo e deixar você intacto. Quando é que ela vai levar só a sua imagem e deixar a casa em ordem? A vida segue e estilhaça muitas coisas, o que sobra para nós é reconstruir tudo, se quisermos continuar vivendo. Porque estar vivo é isso, estar sempre em movimento. Muitos dos destroços a gente joga fora enquanto faxina, mas têm pedaços que a gente guarda. A verdade é que ninguém sabe quando tudo vai desabar de novo, mas todo mundo sabe aquilo que carrega.

OBS.: Esse texto foi a proposta de um meme de títulos. Tive que "reciclar" o título de um post de um blog e usá-lo em um novo texto.

14 comentários:

  1. Para de me fazer soluçar de tanto chorar com teus textos. Por favor. Para de escrever sobre a minha vida, de escrever exatamente o que eu gostaria de ter escrito. Só... Para. Para Marie. Para. Ouvir a verdade da minha vida dita por outra pessoa dói ainda mais do que chegar às conclusões por conta própria.
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Marie. Você acaba comigo. Eu sinto apertar no peito todo esse amor.. E ai, como a gente perde a ingenuidade.. e aí, por isso, os garotos viram homens. E homens são homens, e não garotos..

    ResponderExcluir
  3. já não é a primeira vez que eu venho aqui, leio seu texto e fico sem palavras... e pelo jeito ta longe de ser a ultima né? rs
    só digo que a vida segue, graças a deus viver quer dizer continuar andando, reconstruindo, mudando... porque aí um dia a gnete vai completar a volta e quando nos depararmos com o que um dia foi nosso, percebermos que já não mais precisamos daquilo, ou daquele alguem porque nós mudamos e com alguma sorte nos tornamos melhores e maiores do que aquilo, mas isso sou só eu divagando...

    E continue arrasando, te amo <3

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que texto mais lindo. *-* Mas o bom disso tudo é que uma hora a gente se refaz, sabe, tijolinho por tijolinho e a gente mal percebe o progresso. Pelo menos no meu caso foi assim.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. "Muitos dos destroços a gente joga fora enquanto faxina, mas têm pedaços que a gente guarda."
    Que lindo Marie, a gente vai se refazendo, estou nessa faze de jogar fora o que não faz bem, mas tem coisas que eu insisto em guardar.

    ResponderExcluir
  6. Bom, difícil comentar esse texto flor. Mas é assim mesmo com as coisas que vão acontecendo a gente vai aprendendo, se reconstruindo, se valorizando, e nos amando mais e um dia percebemos que não precisamos de certas pessoas pra ser feliz, pra viver bem, que talvez fosse só um capricho. E com isso nos tornamos pessoas mais leves e mais seguras de si, pode acreditar.
    Amei o texto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai, Marie. É muito lindo o que tu escreve.
    Eu leio e releio para entrar bem, sabe? Pra fixar mesmo. hahaha.
    A verdade é que se não fosse o medo, o mundo seria outro.
    Todo mundo tem medo, e é isso que impede de ir em frente. Porque a gente se ilude, né? A gente ACHA que estamos seguindo em frente, e crescendo, mas estamos mesmo estagnados na mesma coisa. Só porque temos medo de seguir.
    O triste é que a gente nem percebe que tem algo nos impedindo...e assim vai indo..
    Ai, Marie. Teus textos me fazem ficar pensando e pensando...
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  8. Eu já disse pra todos que eu conheço (no facebook) que você vai ser a próxima Tati Bernardi, então não sobra muita coisa pra acrescentar, rs. Eu queria era ter tempo de vasculhar seu blog inteiro, dona Marie! Ia passar um mês citando você nas redes sociais hahaha

    Beijo, Marrípoka ;)

    ResponderExcluir
  9. sabe quando a gente acorda e nota que as coisas não eram do jeito que imaginávamos? isso acontece na nossa vida amorosa também. custei um pouco a abrir os olhos. infelizmente, existem os dois lados: o bom e o mau. todas as pessoas são assim. homens,mulheres [sim,elas não estão isentas de serem cretinas]. acho um tanto difícil encontrar alguém que seja decente.mas,com o tempo, a gente cria um radar pra essas coisas. podemos não encontrar o cara perfeito.mas,pode ser que fiquemos com um bonzinho.

    ResponderExcluir
  10. Eu nem sei mais como elogiar esses seus textos, Marie. São todos tão repletos de sentimento <3 Como não podia deixar de ser, esse também está simplesmente maravilhoso! Parabéns, sua linda.

    ResponderExcluir
  11. Ah, Marie! A gente vem aqui, lê esse seu texto incrível e fica com o teclado todo babado! HAHAHAHAHA
    Adorei o comecinho onde você diz que meninos viram homens quando se decepcionam. É lindo.
    E eu seeeei de quem é esse título, hahaha :D

    ResponderExcluir
  12. Marie, de tanto ler e babar pela Tati Bernardi, você está se saindo até melhor que sua mestra, viu?
    Adorei o texto!
    beijo

    ResponderExcluir
  13. "A vida nos muda muito" de fato é verdade.
    nos resta a compreensão, porque só assim seremos felizes,

    belo texto,

    ResponderExcluir
  14. Para amar de verdade e evoluir nosso modo de agir e pensar, é necessário ser, além de verdadeiro consigo mesmo, menos orgulhoso com todo mundo. A gente "queima navios" para estar ao lado de alguém. Passa por cima de muitos princípios pré-estabelecidos até. Tudo isso é necessário, caso contrário a gente não sobreviveria.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...