segunda-feira, 4 de junho de 2012

Strip tease



"Como é foda ser ser-humano. Somos sempre lembrados do 
que é errado,  do que é grotesco, do que é feio. 
Pudor do sexo e do amor.  Da entrega."
(Professor Guto)

No salão da vida, o baile é de máscaras. As pessoas andando, cada uma no seu passo, esbarrando em outros passos e mostrando aquilo que querem mostrar. Ninguém é o que parece, ninguém é o que é. Porque ninguém é. Porque todo mundo está. Nenhum sentimento dura para sempre. Ninguém é alguma coisa para sempre. Tudo muda o tempo todo, e isso não é uma música do Lulu Santos. É só um fato. 

Nesse baile, as fantasias são os próprios corpos e as máscaras são os próprios rostos. As pessoas perambulam pelo salão cuidando dos próprios passos e dos passos dos outros, calculando tudo, pensando em como não parecer grotesco. Se você procurar por grotesco no dicionário, você encontrará a seguinte definição " adj. Que suscita o riso por sua extravagância: personagem grotesca. Ridículo, excêntrico, cômico: figura grotesca". Muita gente tem aversão a tudo que é grotesco, a tudo que foge da regra, a tudo que é diferente. O problema é que ser diferente não é mais diferente, virou modinha, todo mundo quer ser. 

As pessoas definiram um padrão, determinando que certas coisas são feias, impróprias, absurdas. Elas criaram uma teia e entraram dentro dela, agora elas estão presas lá dentro. Todos nós estamos. Presos nessa teia de pudor que nós mesmos criamos, costuramos e reforçamos a cada dia. Pudor. Procure no dicionário e encontre uma definição como essa "s.m. Discrição, recato que impede que se diga ou se faça algo que ofenda a decência, a honestidade, a modéstia; pejo, vergonha". Quem foi que definiu as regras? Quem foi que definiu o que é ou não decente? Quem é que pode julgar isso? Vergonha? De que? De ser quem se é, mesmo não sendo a mesma coisa para sempre? De ser quem somos hoje? O mundo está cheio de gente disposta a tirar a roupa e assumir a nudez, seja para uma revista masculina ou para um único alguém. 

Entre quatro paredes todo mundo mostra o corpo nu, ignorando os pudores, assumindo as imperfeições, as texturas e relevos indesejados, os excessos, as faltas... A verdade é que por maior que seja o medo ou a vergonha de assumir a nudez do corpo, nada se compara ao medo de assumir a nudez da alma. As pessoas só assumem os defeitos que lhes caem bem, as fraquezas elas não assumem nem para si mesmas. Você não tem que sair por aí espalhando suas fraquezas, mas quando você entra na vida de algumas pessoas, você precisa deixá-las ver sua alma. Você precisa deixá-las perceber, aos poucos, as suas fraquezas, as suas virtudes, as suas cicatrizes. Porque ninguém é inteiro, ninguém está intacto, ninguém está ileso. Viver deixa marcas. E enquanto a gente vive a gente vai criando muros em torno de nós, muros que eu chamo de orgulho. 

Ao longo da vida a gente vai congelando sentimentos, crenças, esperanças e até mesmo a alma. A gente vai construindo uma muralha para se proteger do mundo e se proteger de nós, mas nós nunca estaremos protegidos de nada. Muito menos de nós. Aí vem alguém disposto a quebrar esses muros e esses gelos, disposto a descobrir o que há por trás de tudo isso, e você aí morrendo de medo, reforçando os muros e desejando no fundo que essa pessoa consiga, que ela não desista no meio do caminho. O mundo tá cheio de gente mordiscando orelhas, beijando nucas e marcando corpos, mas da alma todo mundo passa longe. No máximo, arranha. 

Tá faltando gente que beije a alma, que mergulhe, que marque menos o corpo e mais a alma. Tá faltando gente que assuma os defeitos, as cicatrizes, os desejos, os sonhos e a história que carrega. Tá faltando gente que assuma o que é, como está e o que quer. O que os outros vão pensar é problema deles. Só lhe cabe estar feliz, e ninguém consegue estar completamente feliz deixando de ser o que é. O importante não é ser feliz? Então pronto. Fazer strip tease na frente do espelho, do namorado, do marido ou de uma boate lotada é fácil, quero ver coragem para despir a alma, peça por peça, do começo ao fim.

OBS.: Um agradecimento especial ao meu professor (Guto) e às minhas aulas de Ciências da Linguagem que sempre rendem temas dignos de uma reflexão especial.

14 comentários:

  1. Nossa, Marie, arrasou no texto <3
    você tá certíssima!

    ResponderExcluir
  2. É sério garota, você é fantástica. FAN-TÁS-TI-CA. Hoje mesmo eu estava discutindo algo semelhante com a minha família, é triste o modo como o mundo é, mas ele simplesmente é. O que nós podemos fazer é tentar mudar o que nos cabe... Quando eu li sobre "beijar a alma" automaticamente pensei em dementadores HAHAHA
    Mas assim, concordo com o que você disse, mas é difícil BAGARAI de colocar em prática. Infelizmente. Tentemos, quem sabe um dia a gente consiga.
    Essa aula deve ser legal.
    Abraços minha gêmea linda <3

    ResponderExcluir
  3. Meu DEUS gura. Eu amo aquele sobre ser quem se é, o dos protagonistas, sabe. Mas esse aqui, puta que o pariu. Desculpe o palavrão, mas tem horas que só um palavrão, e essa é uma hora propícia. Texto absolutamente fantástico, que eu fui linkar no meu mural e na hora de escolher um parágrafo para colocar lá quase copiei o texto todo, precisei de me manter forte pra não fazer isso. Sobre ser quem se é, li uma carta de uma mãe em um blog, para o aniversário das filhas, e ela disse algo lindo e simples, dizendo que elas tinham a obrigação de ser elas mesmas, porque ninguém mais no mundo seria elas. Só elas poderiam fazer isso. E eu achei singelamente perfeito, porque cara, é isso! É simplesmente isso! Se você não for você, ninguém vai ser. Tirar a roupa é fácil, mostrar a alma é que complica! <3

    ResponderExcluir
  4. to sem palavras... deixo aqui então meu silencio de espanto e mortal admiração.

    Tu arrasa gata, simplesmente <3

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Marie. Que bom que vim (mesmo quando devia estar estudando). Eu sou dessas que morre de medo de despir a alma, que constrói muros e mais muros pra ninguém poder entrar. E fico sem saber sair. Amei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai Marie que texto gostoooso! Adorei me fez lembrar meu ultimo post! ( http://escrevomesmo.blogspot.com.br/2012/05/aceito-meus-defeitos.html )e me deu uma imensa vontade de fazer outro! Sou transparente até demais! Mostro minhas fraqueza com uma infeliz rapidez. Mas nao aprecio quem se faz perfeita a outros olhos. Ninguem nunca é. Entao pra que esconder tanto? Mostra logo quem voce é! Nao é mesmo?
    Um super beijooo!

    ResponderExcluir
  7. Vei, nunca sei o que comentar. Não dá mais pra dizer "uau, que obra prima", porque todos os seus textos são. Esse então, cara, puta merda... PUTA MERDA (taí uma coisa que eu sempre comento aqui, hahahaha).

    P.S. Quero seu professor pra mim.

    Te amo, amiga (que orgulho de ser sua amiga! hahahah) <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Meu deus do céu, estou encantada com seu texto. Quanta verdade despida num texto só.

    " Fazer strip tease na frente do espelho, do namorado, do marido ou de uma boate lotada é fácil, quero ver coragem para despir a alma, peça por peça, do começo ao fim."

    É isso.
    Estou in love com seu blog, moça!

    Beijo. :)

    ResponderExcluir
  9. Faz muito tempo que deixei de pensar se a opinião de outros influencia significativamente ou não em minha vida. Do ano passado para cá fiz muitas escolhas na base do risco e saí por cima, apesar dos conselhos contrários. A gente nasceu para arriscar. E arriscar é instinto.
    Gostei muito daqui. E voltarei. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto, pelo blog. Você escreve muito bem!
    Voltarei mais vezes. ;)

    ResponderExcluir
  11. "Fazer strip tease na frente do espelho, do namorado, do marido ou de uma boate lotada é fácil, quero ver coragem para despir a alma, peça por peça, do começo ao fim."


    SENSACIONAL! mesmo, mesmo mesmo!
    Daqueles textos que a gente lê e fica pensando um tempão, sem ter nada pra dizer porque o tinha que ser dito já foi.

    Parabéns, Marie, tá muito bom!

    ResponderExcluir
  12. "quero ver coragem para despir a alma, peça por peça, do começo ao fim.". UAAAAAAAAAAU!

    Marie, não tenho palavras pra descrever o quanto esse texto é sensacional! Sensacional mesmo!

    Este salão da vida, deste baile de máscaras, tá precisando ser revitalizado, estamos precisando de pessoas nuas, entregues a vida pra dançar, um par.

    Maravilhoso este texto.

    ResponderExcluir
  13. Uauuu! Despir a alma não é nada fácil né flor, pouquissimas pessoas conseguem. Eu particularmente consigo mas com muito custo, muito sofrimento.
    Porque me importo demais com a opinião dos outros, mas uma hora deixo de importar.
    Sensacional esse texto flor, um dos seus melhores!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. O pedaço "e você aí morrendo de medo" foi tão certeiro que eu fiquei procurando as câmeras, me perguntando como é que você podia saber de uma coisa que eu ando guardando tão bem. Sabe, minha alma tem fases de puro despudor, e, nessas fases, tem vontade de se exibir pra deus e o mundo. Mas ultimamente ela anda meio recatada, com um jeitinho meio freira de ser, e, bem... Qual não foi o meu constrangimento ao perceber que eu ando tão preocupada em esconder esse meu pudor/medo/orgulho recente que já comecei a criar teorias da conspiração só de ler teu post. Sei não, hein. Ainda desconfio que você anda me observando. u_u

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...