sexta-feira, 29 de junho de 2012

O décimo nono inverno



Eu amo fazer aniversário. Quem me conhece bem, sabe. Mas a minha afeição por aniversários não tem nada a ver com ficar mais velha, mais independente, mais livre. Até porque tudo isso é balela. Você almeja loucamente os dezoito anos porque é a idade da "independência total", mas quando essa idade chega, nada na sua vida muda. Ou melhor, até muda. Mas tudo muda o tempo todo. Acho que a única real vantagem de fazer dezoito anos é poder entrar tranquilamente em uma balada. Aquela história de "agora eu me mando" não cola nem um pouco para a sua mãe, porque ela vai dizer repetidamente que "enquanto você viver debaixo do teto dela, quem manda em você é ela". Liberdade não tem nada a ver com idade, tem a ver com merecimento. Tem quem a conquiste muito antes dos dezoito e tem quem ainda nem tenha tocado nela. 

Nunca tive pressa para crescer, eu até acho que tenho aquela tal síndrome de Peter Pan. Aquela em que você quer ser criança para sempre. Que delícia ser criança, não é mesmo? Tudo é tão mais fácil quando a gente é criança. Porque olha, esse negócio de ser adulto é mais difícil do que a gente imagina. Tem horas que a gente para e não quer mais brincar. Porque ser adulto dá um trabalhão. E chega uma hora que não dá pra correr sempre para o colo da mamãe ou do papai. É a sua vida, é você que tem que resolver. Quando a gente é mais novo, a gente vive querendo mandar na própria vida. Então toma, segura essa vida nas costas sozinho pra ver se é fácil. 

Agora, vamos dispensar todos os clichês de aniversário já conhecidos e vamos ao que eu realmente quero dizer. Eu quero falar que eu acho que descobri porque eu amo fazer aniversário. Ou melhor, porque eu amo aniversários em geral. É por causa da dedicação. O seu aniversário é o seu dia, o dia em que você nasceu, um dia em que todas as pessoas (ou pelo menos a maioria) que você conhece pensam em você nem que seja por um rápido segundo - aquele rápido segundo de passar os olhos pelo lembrete de aniversário do facebook, por exemplo.

A magia de fazer aniversário é a demonstração de carinho das pessoas para com você. É a dedicação de cada pessoa que decide gastar um minuto, quinze minutos, uma hora ou um dia para te parabenizar. Para demonstrar carinho, consideração, amor ou o que quer que seja. É engraçado, emocionante e muitas vezes surpreendente ver o modo como cada pessoa vai te desejar um "feliz aniversário". Tão incrível descobrir que uma pessoa com a qual você tem pouco contato te considera pra caramba. Tão bom ver que alguém com quem você perdeu o contato ainda guarda um pouco de amor, de amizade, de consideração por você. Ainda guarda as lembranças. Tão ruim ver que uma pessoa com quem você dividiu sonhos, sorrisos, risadas e uma parte da vida só te deseja um "feliz aniversário". 

Dedicação. Não por obrigação, mas por consideração. Seja pelas lembranças, pelo passado ou pelo presente que é ter essa pessoa no seu presente. Eu gosto de me dedicar às pessoas. Eu gosto de ver as pessoas que eu gosto felizes. Eu gosto de fazer pelos outros o que eu gostaria que fizessem por mim. É isso que falta no mundo. Dedicação. Todos estão cada vez mais individualistas, moderninhos demais, independentes demais. Olhar para o lado não é brega. Se dedicar a alguém não é brega. A gente vive procurando sonhos, procurando pessoas, procurando coisas que muitas vezes nós nem sabemos o que é. Mas nós estamos sempre procurando. E é assim que deve ser. Nunca deixe de procurar, nunca deixe de caminhar. 

Hoje eu completo dezenove anos e estou aqui me atrevendo a pedir um presente coletivo. Dediquem-se. Aos amigos, aos amores, à família. Não só no dia do aniversário, mas todos os dias.  Gaste um minuto do seu tempo para mostrar a uma pessoa o quanto ela é especial, ou para fazer algo bom por ela. Fazer alguém feliz também nos faz feliz, sabia? Faça alguém feliz hoje. Dedique-se. E jamais deixe a criança que existe em você se afastar, morrer, crescer. Porque ser adulto é um tanto difícil, mas quando ainda se tem uma criança na alma, tudo fica bem mais fácil. E mais bonito. A vida é uma eterna busca pelo desconhecido e a gente nunca sabe onde vai dar ou o que vai encontrar. Mas de uma coisa a gente sabe: Vale a pena caminhar. E tem coisas que realmente vale a pena encontrar.

12 comentários:

  1. Eu também amo aniversários! Acho que mais os dos outros do que o meu rs. Eu passo meses antes lembrando a todos do meu aniversário, só de brimks, mas quando chega o dia mesmo, eu fico surpresa que as pessoas lembram. Idiota?

    E sim. Entendo o que você diz de dedicação. Pratico um pouco todos os dias e posso dizer que me sinto uma pessoa mais feliz :)

    Beijo, mi amore e, novamente, meus parabéns pelos invernos! <3

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindooo!!! E olha, ele é totalmente pra mim, viu? Porque eu também adoro aniversário, não por ficar mais velha, essa parte é péssima, mas é porque é aquele dia do ano que é o ~seu~ dia, em que todos pensam em você e tentam te fazer feliz, em que tudo gira ao seu redor e você fica sorrindo o tempo todo! É tão bom fazer aniversário que até o fato de envelhecer torna-se aceitável.
    Feliz aniversário minha flor <3

    ResponderExcluir
  3. Cara. Cara. CARA!
    Não acredito que vou poder te abraçar pessoalmente hoje/amanhã! Esse texto é incrível e como bem disse a Maymay da vontade de compartilhar ele inteiro. Eu particularmente não gosto de aniversários, mas é sempre uma desculpa válida para passar o dia rodeada de quem se gosta né?

    Dedicação é o que realmente falta nesse mundo, eu tento sempre fazer o que posso, ainda mais pelos meus pais, mas sempre dá vontade de poder fazer mais né? Amanhã a noite vou me dedicar inteiramente a voce, SUA LINDA! hahahahahahahahaha é brincadeira, mas é sério. Eu já fiz aquele texto lá no FB, então não vou me repetir aqui, mas assim.... te quero bem, MUITO bem, e quero tudo de melhor pra ti, hoje e sempre.

    Te amo minha lasquinha de panela de brigadeiro! <3

    ResponderExcluir
  4. Texto muito lindo, você descreveu de uma forma breve todo sentido mesmo. Eu sou muito ligada á datas de aniversário, gosto desse brilho que tráz o dia do aniversáriante. Parabéns pelo seu blog, pelos textos maravilhosos que você escreve e melhor... Parabéns pra você, que Jesus abençõe sua vida grandemente!

    ResponderExcluir
  5. Palavras que vão de encontro a tudo que eu sempre achei... Não à toa nos damos tão bem. O tempo é pouco, mas é também relativo, e essa amiga dedicada que ama aniversários tanto quanto eu, merece ter não só um, mas muitos dias dedicados a ela ao longo dos anos.

    Parabéns! Pelo texto e pelos 19!

    ResponderExcluir
  6. ôô Marieeeeee como eu queria te dar aquele abraço apertado e te desejar toda a felicidade do mundo e todas essas coisas fofas que a gente costuma desejar em aniversários. Amei seu texto e seu ponto de vista e estou aqui pra te dedicar pelo menos uns minutinhos do meu dia para te desejar um feliz aniversário. Tudo de melhor pra você, aproveite muito seu dia, sua linda!
    Dedicação realmente é a palavra chave para o bom convívio entre as pessoas, para que tudo comece a dar certo.
    Parabéns! Mil beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto de fazer aniversário. E eu não gosto exatamente pelo motivo que faz você adorar aniversário hahaha Fico assustada por ser o centro do carinho das pessoas por um dia. Mas sei valorizar essa dedicação, ainda que me assuste! Que bom que chegou aos 19 pensando desse jeito tão doce e tão especial. Você merece tudo de bom.

    ResponderExcluir
  8. Que bonito Marie!
    Pensamentos tão maduros sobre um tema que muitos consideram clichê! Mas vindo de você, tudo é sempre incrível!
    Parabéns queridona!
    Que você seja muito feliz e realizada em todos os dias da sua vida!
    Que continue gostando cada vez mais destas datas!
    Feliz Aniversário!

    ResponderExcluir
  9. Já fui dessas que esperava ansiosamente pela data do aniversário para receber desejos de felicidade e toda aquela coisa, e eram escolhidos a dedo as minhas felicitações mais esperadas. Observo em você a doçura de quem, de fato, não teve pressa para crescer. Você estampa isso nos textos que escreve o tempo todo, de uma forma que quase não era preciso citar aí em cima. Enfim, que todos possamos não perder a leveza da infância com a chegada dos anos, assim como você. Parabéns por seu aniversário. Sucesso, menina!

    Beijo. :)

    ResponderExcluir
  10. Eu amo fazer aniversário exatamente por esse motivo. A gente gosta de carinho. Gosta de dedicação. E no dia do nosso aniversário, a gente tem o direito de achar que o mundo gira em nosso redor! E eu amo essa sensação! Essa sensação de alegria egoísta de andar na rua com uma aura diferente em volta sem ninguém precisar saber, sabe assim? <3
    Feliz aniversário, linda!!

    ResponderExcluir
  11. Amiga, amei o post! Queria tanto que as pessoas se dedicassem umas as outras além de aniversários. Eu sou muito assim, sabe? Já passei por um bom susto, que me fez perceber que eu posso SIM não estar aqui amanhã, então digo tudo o que preciso HOJE. Sou bem dessas. Se eu estiver com alguém num momento legal, mesmo que num silêncio daqueles constrangedor, e sentir vontade de soltar um "eu te amo", eu vou soltar e pronto. Dane-se o que ela vai pensar. Importante mesmo é a minha vontade na hora. E, olha, faz bem, viu?! Faz muito bem!

    Falando nisso, EU TE AMO!! Parabéns, mon amour! Continue sendo essa pessoa incrível e com um talento pra escrita que é de poucos. <3

    We'll meet someday!

    ResponderExcluir
  12. Realmente flor se as pessoas de dedicassem mais umas as outras seria tão melhor né, quando chega meu aniversário eu fico naquela expectativa de quem vai lembrar, de quem vai vir aqui em casa, de quem vai ligar etc. E isso é tão bom, eu adoro.
    Belo texto!

    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...