sábado, 12 de maio de 2012

A ponte


"Eu te amo, Dexter. Amo muito. Só não gosto mais de você."
(Um Dia - Livro) 

Já faz um mês que eu venho abrindo o bloco de textos para tentar escrever alguma coisa e tudo que eu tenho conseguido é escrever coisas pela metade. Antes era tão mais fácil... Só a sua camiseta do Strokes ou a sua respiração já eram motivos bons o suficiente para eu rascunhar algumas palavras. É que tudo mudou quando eu te deixei ir embora. Faz 4 meses que eu te deixei ir de vez, te libertei de toda e qualquer obrigação que você sentia em relação a mim. 

Eu fiquei muito tempo estacionada no meio daquela ponte entre o passado e o presente, sem saber se seguia em frente ou se voltava correndo para trás, para você, para onde era seguro. Hoje eu vejo que nada é seguro, nenhum lugar. Nem o passado. O passado é ainda mais perigoso, porque você nunca sabe o quanto você pode desregular a vida quando anda para trás. E lá fui eu, seguindo em frente a passos de bailarina, tentando atravessar a ponte aos pouquinhos. Demorou um bocado, a caminhada foi dura, as sapatilhas ficaram esfoladas e os pés doloridos, mas eu atravessei. E quando eu finalmente pisei nessa terra não-tão-firme chamada presente, alguém segurou a minha mão.  

Uma mão quente segurou minha mão firme, típica de pessoa orgulhosa que não deixa transparecer o ataque de pânico que acontece por dentro naquela hora. Essa mão tinha marcas, assim como as minhas, porque como disse Verônica Heiss em um texto, ninguém é virgem de alma. Mas essa mão não tinha promessas, nem expectativas, nem nada. Essa mão me ensinou na marra a ver que uma mão é só uma mão, e que um aperto de mão é só um aperto de mão, e que nada disso era um contrato garantido de um futuro de mãos dadas. Era só uma mão quente segurando uma mão em pânico,  e essa mão salvou a minha vida. Salvou a minha vida e a minha capacidade criativa, e principalmente meus textos que estavam condenados à extinção. 

Depois de um certo tempo segurando outra mão, eu esqueci qual era a sensação de segurar a sua. Eu esqueci da sensação segura e do torpor que era injetado pelo meu corpo quando eu segurava a sua mão. Mas nada é seguro, não é mesmo? Nem o mundo paralelo que a gente cria e se cria dentro, achando que pode proteger todo mundo, abraçar todo mundo ao mesmo tempo e evitar qualquer catástrofe. Esses dias a mão que me acolheu soltou a minha mão para segurar outra e mais outra e mais outra, aí no meio da tarde eu peguei no sono e sonhei com você. Eu sonhei com você e acordei chorando, e chorava cada vez mais e chorava por não saber o porquê de estar chorando. Mas eu chorei e chorei tudo o que tinha para chorar. Eu senti medo e saudade e quis voltar correndo para tudo aquilo que eu achava que era seguro. Eu corri e corri e corri e adivinha só? A ponte não estava mais lá. Não havia mais ponte e nem você do outro lado.  Mas desse lado aqui há vida. 

Há tanta coisa boa, tantas coisas para serem descobertas, tantas pontes para atravessar. Nesse presente, tem presente. Tem mãos que calam, que batem, que seguram, que acalentam. E tem a mão que me salvou. O dono dessa mão me ensinou tantas coisas sem querer e ele nem imagina. É engraçado como cada pessoa que passa pela nossa vida nos transforma, não é?  Cada indivíduo que passa por nós é uma escola diferente, ensinando coisas novas, necessárias e vitais para a nossa vida. Mas assim como as escolas e as universidades e os cursinhos, a passagem dessas pessoas pela nossa vida também tem data marcada para acabar. Tudo acaba. 

Sabe, ele me faz rir, gostar, odiar, controlar, tudo ao mesmo tempo. Ele diz que eu tenho cheirinho de relacionamento sério e ele tem pavor disso, mas ele até que gosta de segurar a minha mão. Ele gosta mais de mim quando está bêbado porque é quando ele perde a noção e o medo de demonstrar qualquer coisa que seja, e eu gosto mais dele quando ele está sóbrio. Ele é mais de lua que eu, tem os defeitos mais insuportáveis do mundo e não lê os meus textos, mas no fim das contas eu gosto dele. E a gente se basta assim, sem encher , sem sobrar, sem faltar. A gente vai sendo feliz enquanto dá, enquanto pode. E o segredo de tudo isso é que a gente sabe que não é pra sempre. Pode acabar amanhã, daqui duas semanas, daqui seis meses. Ninguém sabe quando, mas vai acabar. Quem sabe nessa de saber que a gente não é pra sempre, a gente acaba sendo? 

Bônus track:  O fim não é quando não há mais o que ser dito e você continua dizendo. O fim é quando pode-se continuar dizendo, mas faltam palavras, falta vontade... O fim é quando você pode continuar escrevendo para sempre sobre aquilo que sempre escreveu, mas descobre algo muito melhor sobre o que escrever.

14 comentários:

  1. É, Marri, a vida da gente é cheia de pontes. E de mãos. E mãos que viram pontes. E assim por diante (:
    O que não vale é ter medo do calor das mãos e da água que corre embaixo da ponte quando a gente olha pra baixo.

    :*

    ResponderExcluir
  2. Eu também sabia que o meu "a gente" não era pra sempre, e pensei exatamente assim: quem sabe eu não engano o tempo e faço durar pra sempre? Meu deus, pela primeira vez na minha vida eu quis que durasse pra sempre e... Bom, não durou. E eu to aqui, dispensando as mãos que querem segurar a minha porque sinto falta de uma em especial... Quem sabe daqui a 4 meses eu acabo sentindo uma inspiração igual a tua pra esse texto? :~
    Muito bem escrito, chica. Mexeu com bastante coisa aqui dentro.

    ResponderExcluir
  3. AAAAHHHHHH vem aqui enxugar minhas lágrimas, por favor? Lendo isso eu percebi o tamanho da saudade que sentia dos seus textos. Só você sabe ser assim, só você sabe escrever assim. Só você. Você é maravilhosa, e não importa se é no passado, no presente ou no futuro. E tudo pode até ter um fim, mas espero que o nosso demore eraaaas, viu?
    A única tristeza é que ele não lê seus textos. Bobo. Se lesse já estavam se casando.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  4. Que percepção, hein! O importante é o que extraímos de cada passagem, para ficarmos mais despertos, mais íntegros e conciliarmos a vida com mais equilíbrio. Um texto e tanto. Talvez, depois que as coisas avançarem no tempo, você olhará para tudo e dirá: "Hoje, a minha surpresa é que não gostaria de prescindir das experiências que tive porque sou uma pessoa amadurecida."

    www.reqqiem.blogspot.com
    www.cordatripla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. PUTA QUE O PARIU MARIE, PUTA QUE O PARIU!
    Essa bonus track ta ecoando na minha cabeça até agora, foi parar no FB tb.
    Tu é paixão pura guria, queria ter 1/3 da paixão que voce tem pra escrever, pra viver, pra ser, pra... ENFIM, eu morro de orgulho de voce, de ser sua amiga e mesmo que voce faça umas patifarias de vez em quando, mesmo que a gente nem se veja tanto assim eu posso dizer (mais uma vez,com orgulho) o quanto voce cresceu e o quanto eu to orgulhosa de voce,é não canso de falar isso.

    Acho que nunca te falei, mas te admiro horrores, tanto que nem tem graça mais <3

    ResponderExcluir
  6. Marie que texto excepcional! Amei a forma tão naturalística que vc escreve! Me identifiquei deveras com esta descrição, pois estou passando por situação semelhante, ainda estou no meio da passagem, o passado ainda se faz muito presente, e o futuro o vejo na linha do horizonte.....................!

    Tenha um ótimo final de semana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Maripoka, que texto mais lindo! Lindo, lindo, lindo mesmo1 Fico muito feliz em saber que você atravessou essa ponte que tanto atormentava sua vida, e fico feliz em observar seu amadurecimento nesse tempo.
    Você sabe que eu sempre quero te ver feliz, né? Seja com quem for! :)
    beijo enorme

    ResponderExcluir
  8. PORQUE PORQUE PORQUE VOCÊ SEMPRE ESCREVE O QUE EU TO SENTINDO? Dá vontade de colocar o texto inteiro no facebook! MEU DEUS, MEU DEUS MEU DEUS!! Amei, como sempre!
    Te amo, beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Que lindo. Cada vez que visito seu blog e dou de cara com um texto novo, e leio duas, três, quatro vezes, em todas me encanto mais com sua forma simples e bonita de se expressar.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Eu desisto. Não sei o que comentar, absolutamente. Os seus textos de vez em quando aparecem num momento tão oportuno, que me assustam.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Perfeito. Estou passando exatamente por isso. Lindo lindo, se encaixou perfeitamente, sabe? :/
    Estou seguindo. Tenha uma ótima semana. Beijos.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  12. incrível! é confortável saber que tem gente igual.de sentimento que acredita mais do que é demonstrado.que vive o presente e que a gratidão de ter passados por tantos momentos mágicos não faz desacreditar que nessa roda gigante da vida o amor é sempre mais.o amanhã é sempre perfeito.e a falta de segurança em medidas dosadas faz um bem danado!,mas só pra quem tem fé é claro!;) parabéns! adoro esse blog.beijão

    ResponderExcluir
  13. Posso falar? Tô na mesma situação da Ana Luísa. NÃO SEI MAIS O QUE COMENTAR NOS SEUS POSTS. Sério! Vou começar a mostrar minhas partes preferidas, pode ser? HAHAHAH Ah, eu hein. Vai escrever bem assim lá longe...

    <3
    LIN-DA

    ResponderExcluir
  14. Bom saber que tu conseguiu atravessar essa ponte, que esta bem, tranquila.
    E que tu amadureceu com isso tudo. E realmente nada é pra sempre mas podemos tornar eterno enquanto dure.
    Lindo texto flor!

    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...