sábado, 25 de fevereiro de 2012

Do direito de sermos quem somos


"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante,
do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."
Raul Seixas

Já dizia o meu professor, a vida é um teatro onde nós somos personagens de nós mesmos. Dispensando aqueles clichês baratos de que a vida é uma peça que não permite ensaios eu lhes digo que, pelo contrário, a vida é cheia de ensaios. Desde o momento em que você para na frente do espelho e repete uma cantada barata ou um pedido de namoro, até o momento em que você realmente realiza aquilo. Porque quando você realiza algo, isso pode se tornar um ensaio para outra ação do futuro, mas é claro que a cena que passou não volta. Você não pode repassá-la ou corrigi-la, mas você pode aprender com os erros dela. 

Nós somos os protagonistas da nossa vida, somos nós que escrevemos o roteiro dela e muitas vezes, com ajuda. Somos personagens da vida e não somos sempre os mesmos, somos mutantes, curiosos e humanos. Por vezes, errados e errantes, mas nunca irrelevantes. Protagonistas não podem ser coadjuvantes, de jeito nenhum! Enquanto você está aí morna, na medida certa e cheia de medos, tem outras pessoas realizando os seus sonhos. Você reclama dos rótulos que as pessoas te dão, reclama dos pré-julgamentos, mas já rotulou a si mesma. Se acha menina demais para ser mulher, nerd demais para ser baladeira, fofa demais para ser sensual, mulherão.

A vida é um teatro, menina. E da sua vida quem sabe é você, quem cuida é você. Você pode ser quem você quiser sem deixar de ser você, porque essência a gente não muda. Mas cabelo a gente corta, pinta, transforma. O olho você contorna, passa rímel, cílios postiços, sombras coloridas ou pretão poderoso, mas o olhar é o mesmo. O mundo é cruel e te julga, mas vai te julgar sempre só por você respirar. Só por você existir. Você pode ser a garota boa e comportada ou a garota má que não tá nem aí pra nada, não importa, não dá para agradar o mundo todo, mas o mundo pode ser seu. Porque você pode o mundo. 

Nós podemos ser tudo o que quisermos e quando quisermos, nós temos o direito de escolher, de mudar, de sermos sempre diferentes e sempre nós mesmos. Porque quem nos vê por fora, não vê por dentro. Mas permita que as pessoas conheçam também o lado de dentro, sem medo de assustar com a sua risada alta, com seu falar rápido demais, com o seu excesso de tudo. Transbordar não é vergonha, isso só mostra que quando somos muito, não cabemos dentro de nós mesmos. 

Não deixe que o mundo te cale ou te esconda, mostre para o mundo quem você é, mostre quem você pode ser. Quem você quer ser hoje? E amanhã? Seja sem receios, sem culpa ou vergonha. Seja quem você quiser ser sem nunca deixar de ser você. Nós temos o direito de ser tudo aquilo que sonhamos, de ser tudo o que realmente somos e o único direito dos outros em relação a isso é respeitar. Porque na sua vida, a protagonista é você e "os outros são só os outros", são só plateia que antes de vaiar ou aplaudir precisa entender. Não tenha medo de ser, de estar, de sentir, pois quem não sente não é, então seja tudo o que você deseja e seja agora. O mundo pode ser seu, mas só se você quiser.


Dedicatória: AnaLu

8 comentários:

  1. Esse texto foi maravilhoso. Agora deixa eu começar a tentar comentar.
    A vida não é uma peça de teatro sem direito a ensaios, no sir. E uma das coisas que a Livien me ensinou no semestre passado foi que TUDO na vida é um ensaio. Todas as apresentações são ensaios. Porque nada nunca vai ser perfeito para ser apresentado. Nunca. Com cada passo a gente vai aprender, sempre. A vida é toda um ensaio, e se não permite replay, essa é a graça. Permite que façamos DIFERENTE, tendo aprendido com os erros. Cada erro é uma bagagem, e por mais que reclamemos deles, eles nos ajudam a crescer.
    Agora, me explica isso: "Por vezes, errados e errantes, mas nunca irrelevantes. Protagonistas não podem ser coadjuvantes". SAPATILHOU pra sempre. Pra sempre. Vou agora mesmo me despedir dessa madrugada curitibana deliciosa, colocando isso aí no meu mural do twitter, pra ver se infiltra a cabeça de mais gente!
    E quer saber? Só dá pra terminar esse comentário com a frase da Elô sobre a Sá, que deve ecoar pra todas nós! "Uma verdadeira diva é aquela que sabe SER, sabe CHEGAR e sabe VIVER. É claro que ela também se fode. Mas ela SABE se fuder." E é isso aí!!
    Sejamos! E o mundo que se cuide!

    ResponderExcluir
  2. Sabe... eu ia postar um comentário aqui,mas voc~e e a Nalu já sapatilharam tanto na cara da sociedade que acho que a minhas palavras são totalmente dispensáveis haha

    Vocês são lindas <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, Marie!
    E acho que a questão do rótulo tem tudo a ver; me identifiquei muito com isso, afinal a gente tem essa mania de achar isso e aquilo de si mesma e, por consequência, se limita e não se permite descobrir outras coisas e ver que o mundo também é nosso!
    Beijo grande, querida!

    ResponderExcluir
  4. "Os outros são só a plateia que antes de vaiar ou aplaudir precisa entender". Maaaaaaaaaaaarie, isso é um tapa na cara de muita gente. Da vontade de pedir pra globo fazer um plantão, daqueles que passar no meio da novela das oito, só pra esse texto ser lido em rede nacional. Pra todas as meninas que passam por problemas, ou que as vezes se sentem mal por um julgamento, ou só acordam se achando a piores das mulheres perceber, que apenas uma pessoa pode mudar o mundo, de acordo com os seus sonhos, os seus desejos: voce mesma.
    Largue de ser fofa, Marie! Awwn, orgulho de voce. Beeijos

    ResponderExcluir
  5. Todos querem o direito de ser quem são, mas não permitem uns aos outros isso.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Realmente a vida é uma peça de teatro que permite vários ensaios sim.
    Todos os dias quando acordamos estamos começando um novo ensaio, onde poderemos aprender muitas coisas.
    E os outros são so espectadores da nossa peça, da nossa história.
    Por isso mesmo é que devemos ser nós mesmos sempre, sem importar com o que os outros vão achar.
    Ser feliz é o que importa.

    Adorei o texto!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A vida é assim, um show. O nosso show! Adorei o post, a analogia que você usou. Concordo com cada vírgula e ponto final, teve um tempo que eu me preocupava muito com a platéia, me ocupava em ser quem não era só pra agradar. Mas com o tempo a gente aprende que não é assim que as coisas funcional.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Tem toda razão Marie querida!
    A vida é sim repleta de ensaios que antecedem um feito futuro, e cabe a nós aprendermos com as falhas em cena e surpreender a nós mesmos na próxima oportunidade. Porque nessa vida, a plateia mais exigente que assiste à peça, está atrás do espelho.

    Você arrasa, como sempre.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...