terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Uva-passa


"In another life, I would be your girl [...]
In another life, I would make you stay ."

"Em outra vida, eu seria sua garota [...]
Em outra vida, eu faria você ficar."

Eu estava sentada em uma sala de espera qualquer de cujo lugar não vai fazer diferença nenhum nesse texto, quando eu vejo em cima da mesa um potinho cheio de uvas-passas. Normalmente, nessas salas de espera, o mais comum é você encontrar potinhos com balas, amendoins, sei lá mais o quê, mas uva-passa? Que diabos de gente come uva-passa em uma sala de espera? Você que gosta, me desculpe, mas eu nunca gostei . Acho uma coisinha tão murcha, tão sem graça e tão argh, que não gosto. Não me desperta nada, gosto nenhum. Não me lembro da primeira vez que experimentei uma uva-passa, mas lembro que depois daquela vez não tentei mais experimentar. Como a primeira experiência foi ruim, não quis outras.

Eu intercalava os olhares entre as uvas-passas e o relógio, o tempo passava e a minha paciência diminuía. Eu, a melhor da melhor do mundo em ser impaciente, não aguentava mais esperar e esperar. Uns tantos minutos depois uma senhorinha levantou, caminhou até a mesa, pegou um punhado de uvas-passas e voltou a sentar. Colocou um tanto das passas na boca e mastigou sem demonstrar nenhuma expressão ou gosto por aquilo. Talvez comesse só pra distrair a mente, passar o tempo. Franzi a testa e o nariz, e voltei a olhar para o potinho, meio desfocada, com os pensamentos a mil. 

Foi olhando aquele potinho cheio de uvas-passas que eu pensei que poderia escrever algo que não fosse para você. Que não fosse sobre você. Porque uva-passa não tem nada a ver com você, não tem nenhuma ligação, nenhum elo e achei isso tão bom. Bom para escrever. Aí outra mulher levantou e pegou umas 3 passas e colocou timidamente na boca, mas ao contrário da velhinha, ela fez uma cara de quem comeu e gostou. Sabe aquela cara de quem saboreia uma coisa por inteiro? Quase a minha cara quando como chocolate. 

Sorri com uma vontade de dar risada porque achei aquilo tudo tão engraçado. Quem serve passas em uma sala de espera? Quem come passas em uma sala de espera? Sei lá, só contive o riso. Pensei que se você estivesse ali, ia dizer que eu era louca e dar risada. Ia perguntar se eu iria escrever sobre aquilo, porque você gosta de ler meus textos. E você leria, mesmo se fosse sobre uva passa. Aí eu também senti uma saudadezinha no fundo do peito e sorri com os olhos meio marejados.

Você gosta dos meus textos, das minhas loucuras, das minhas histórias bobas e eu gosto da sua mania de rir de tudo isso. Você gosta dos meus gostos e eu gosto de você, mesmo você sempre indo embora. Mesmo me machucando com algumas palavras, eu gosto de você. Talvez meio masoquista, meio boba, meio ansiosa, meio louca, mas eu te amo. Desse jeito urgente que eu não sei controlar. Você sempre vai embora e eu nunca tenho certeza se vai voltar. Mas se volta, eu sei que uma hora sempre vai embora de novo. E até disso eu gosto.

Eu olhei pr'aquela uva-passa, com todas as suas "rugas" e imperfeições e olhei para a mulher que comeu como se comesse chocolate. Eu olhei para mim e pensei em você. Com todos os seus defeitos e ausência de beleza padrão de revista, mas ainda sim, lindo. Eu pensei nas suas gírias bobas, no seu sotaque delicioso, no seu sorriso hipnotizante e na sua expressão toda vez que me tira pra dançar... dá pra alguém ser tão apaixonante, assim? Porque eu te aceito mesmo indo sempre embora, mesmo me confundindo, mesmo me machucando. Porque você vale a pena e eu nem sei o porquê.

Levantei e fui lá pegar uma uva-passa. Coloquei na boca e mastiguei o máximo de vezes possível, saboreando e rindo baixo. Me senti orgulhosa e ao mesmo tempo ridícula. Ficou na boca um gosto bom. Aí eu comecei a rir com os olhos, sorrir com os lábios e a impaciência passou. Qual cara no mundo faz uma uva-passa ser gostosa? Só você. E quem disse que você não tem nada a ver com passas? Talvez a gente não fique junto e eu não vou te obrigar a ficar. A verdade é que tudo pode ser bom, só depende do modo como você vê. E você me faz ver as coisas de um jeito mais lindo, porque você, sei lá... de algum jeito, você vale a pena.

10 comentários:

  1. Infelizmente são poucas as pessoas que valem a pena. Pessoas do sexo masculino então, são raríssimas, artigo de luxo de outro planeta, rs. Se vale a pena, investe, não deixa escapar, não!

    (Marie, né por nada não, mas cê arrasa muito, hein!)

    Beijo mafioso ;*

    ResponderExcluir
  2. A menina fala de amor até falando de uva-passa. Cê acha que é pra qualquer um? Porque eu não acho não.
    E olha, se você continua amando mesmo depois de tudo isso e se você ainda é amada depois de tudo isso, só posso pedir e querer o melhor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso encontrar aquele que me faça achar uma uva-passa gostosa para ontem.
    No começo, eu não estava entendendo onde você queria chegar, mas no final, tudo fez sentido.
    O amor nos deixa assim, meio abobadas e ridículas mesmo. É normal. É a vida.
    E se ele vale a pena, corra atrás!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, mas você arrasa! Incrível pensar que em poucos anos "vC eRaH sOH uma MinInInhAHH q iscrEvia axim!!!1111"

    HAHAHA, não resisti, MARIPOKA!

    Mas o texto foi lindo, lindo, lindo! E eu também não gosto de uva-passas!

    ResponderExcluir
  5. Ah Maripoka, você e esse seu coraçãozinho tão tem jeito mesmo, né? Ainda bem que sai textos lindos disso tudo.
    E sabe como eu acho que você deveria assinar os seus posts? BY EUXINHA.
    hahahahahaha Linduxa (L)

    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  6. adorei o texto, no inicio me deu uma preguicinha de ler, mas acabei cedendo. Achei o titulo meio estranho, afinal quem iria escrever algo sobre passas? do mesmo jeito que voce se perguntou quem serviria passas na sala de espera. Mas enfim, eu adorei o texto, e vou ler o resto ;)
    http://fashionistasbr.com/

    ResponderExcluir
  7. Que texto mais encantador! Ah, eu gosto de uva passas. Só não gosto quando colocam em comida de sal.

    ResponderExcluir
  8. Eu odeio uva passa, acho que quem gosta é muito broxante HAHAHAHAAHA, mas adorei o texto e o que quis passar =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa Marie, quando comecei a ler o texto não imaginava que no final você saborearia uma uva passa, de verdade.
    Tem gente que fazem tudo valer a pena, até comer uva passa numa sala de espera.
    Seus textos valem muito a pena.

    Desculpe o sumiço. rs

    beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...