sábado, 17 de dezembro de 2011

Projeto Missy


"Livros não mudam o mundo, 
quem muda o mundo são as pessoas. 
Os livros só mudam as pessoas."
Mário Quintana

Era março desse ano, quando eu entrei no sebo em busca de uns livros para a faculdade e me deparei com um exemplar praticamente novo de "A Cabana". Muitos amigos já o tinham lido e falado muito bem dele, e fiquei com muita vontade de ler também. Comprei. Demorei para começar a ler e quando comecei, demorei cinco vezes mais para terminar. 
  
Não lembro direito em que mês exatamente eu comecei a ler o livro, no começo eu fiquei bem empolgada porque eu já tinha sido bombardeada com vários spoilers e queria devorar o livro rapidamente. A qualidade literária do livro é indiscutível. É um livro muito bem escrito e pensado, e traz consigo muitas lições, independente de religião. Apesar de tudo isso, eu parei de ler o livro umas duas ou três vezes, pois achei algumas partes muito cansativas. Depois de uns dias, ou meses, retomava.

Apesar de achar algumas passagens do livro um tanto chatas, devo confessar que derramei algumas lágrimas em determinados trechos. Logo no início, por exemplo, nas páginas sobre a morte de Missy. Chorei também no trecho em que Mack questiona Deus sobre o porquê de não tê-la salvo e na conversa de Jesus com Mack sobre como foi a morte.

Acredito que para ler esse livro, não se deve ter nenhum preconceito em relação à religião. É um livro para se ler de mente aberta, pois ele traz ensinamentos muito importantes. Ele "ensina" a fé. Também é um bom livro para ser lido por alguém que perdeu um uma pessoa que amava, pois acredito que é uma obra confortante. 

Conhecer a história de Mackenzie, ver a sua dor e acompanhar todo o processo de mudanças pelo qual ele passou mudou alguns dos meus conceitos e me fez entender algumas coisas. Muitas pessoas vão à igreja, mas não se sentem bem lá ou têm mais fé em casa, do que lá dentro. O livro mostra que isso acontece porque nós vemos a igreja "como uma instituição", não como "a casa de Deus". Particularmente, essa foi a parte que mais me marcou, porque realmente é verdade.

Ao final do livro, encontrei o "Projeto Missy", criado por um grupo de leitores que decidiu repassar a obra para o maior número de pessoas possível. Eles acreditam que "A Cabana" é um livro que deve ser lido por todas as pessoas e por concordar, aqui estou eu falando sobre o livro. Esse projeto visa divulgar "A Cabana" por meio de blogs, sites, colunas e até mesmo manualmente (presenteando alguém com o livro). 

Mesmo achando algumas passagens do livro cansativas, eu gostei muito da história em si. Recomendo a leitura, porque acredito que as ideias e colocações que o livro contém são muito importantes. Não que cada um deva engolir todas essas informações e aceitá-las, mas é bom absorver dessa leitura tudo aquilo que pode acrescentar positivamente cada indivíduo. 

9 comentários:

  1. Concordo com o que disses do livro, eu já o li, chorei também em algumas partes, mas refleti muito enquanto o lia. Esse livro deve ser recomendado para todos lerem ><

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Então, eu cheguei a começar "A Cabana", no início de 2010, acho que li uns 8 capítulos, mas depois deixei ele na casa da minha tia e nunca mais peguei? Mas ainda quero lê-lo, apesar de que me irritava toda vez que eu pegava a Veja e ele ainda estava na lista, CHEGA! HAHAHA
    <3
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro! Não reli, mas da primeira vez chorei também, justamente por me identificar bastante!
    É duro que, pra gente ficar em paz, tenha que sofrer uma dor tão forte..! Mas td bem, se for pra chegar nessa paz do livro, vale muito a pena né?!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Hi Marie *>*
    muito legal ver A Cabana sendo divulgada por aqui.
    Esse livro com certeza DEVE ser lido por todas as pessoas, para abrir as perspectivas sobre a fé.
    Por ser uma história bem "subjetiva" há várias formas de se interpretar, além de ser uma história muito sensível.
    ótima dica

    abraços ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho este livro e ele está aqui guardado na minha estante. Aconteceu a mesma coisa comigo o que aconteceu com vc, eu parei de ler. Porquê?
    Bem, eu simplesmente travei e não conseguia ler. Acho que é por causa da questão da Missy. Tenho irmãos pequenos e eu me via chorando nessa parte.
    Até hoje eu não li. Não sei se vou querer ler. Não aconteceu comigo o mesmo que aconteceu com as outras pessoas.
    Ler a cabana me deixa depressiva. Então por isso, ainda não o li, mas sei a importância dele.
    Eu li sobre o projeto no final de livro e fiquei encantada. São atitudes estas que movem o mundo.
    Eu não estou lendo, mas emprestei a minha vó e minha prima lerá depois. Ele será mais útil assim né? Beijos *_*

    ResponderExcluir
  6. é mesmo um bom livro; e como você disse, reconfortante.

    quando me perguntam sobre ele, costumo dizer: amei o início e o final, mas o meio é um tanto cansativo.

    e essa citação de Mário Quintana é incrível, né? :)

    beijo, marie

    ResponderExcluir
  7. Eu já li, e amei a experiencia que eu tive, você disse tudo, ele nos ensina a fé!

    =)

    ResponderExcluir
  8. Não li guria, mas conhecidos meus também empacaram em partes "chatas". Acho que depende do seu estado de espírito e com certeza todo livro nos muda de algum jeito. Beijões

    ResponderExcluir
  9. Terminei de ler A Cabana, já aderi o Projeto Missy... Essa história foi muito marcante na minha vida.

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...