segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Natal: Sua vida como um sitcom


Música do post: Moves Like Jagger - Maroon 5 ft. Christina Aguilera

Natal, aquela época cheia de luzes, bolinhas, enfeites, meias nas lareiras e papais noéis pendurados em janelas e chaminés. Cidade nenhuma é tão iluminada como nesse mês, cheio de clichês e nostalgia. As listas de presentes quilométricas, os zilhões de amigos-secretos, a correria louca em busca de presentes (na maioria das vezes, de última hora) e os quilos de comida que pesarão como toneladas na sua consciência ao final do dia.

No amigo secreto você torce para tirar alguém legal ou pelo menos alguém que você conheça razoavelmente. Aí, se você tem aquela maldição do amigo-não-acredito-que-tirei-ele-secreto, você tira a pessoa mais difícil de presentear. Aí você pensa: "Sabia!", mas não, você não sabia. Você sempre tem aquela esperançazinha de tirar alguém mais fácil, principalmente se você for a pior pessoa do mundo em dar presentes. Mas tudo bem, o que vale é a intenção, né? Claro, para você que gosta do seu presente. É uma tarefa difícil, mas no final você vence.

Têm também os preparativos, a escolha da roupa que irá usar, qual doce levar para a casa da vó, da tia ou sei lá de quem para fazer bonito e todas essas coisas. É como um ritual. Sempre têm aqueles Grinchs da vida que não gostam do natal, têm também aqueles que amam, aqueles que apenas gostam e aqueles que só sobrevivem a eles. A verdade é que o natal é uma data que não pode ser ignorada, até porque o mundo inteiro esfrega na sua cara com uma competição alucinada de decorações lindas e incríveis.

Chega então a tão esperada (ou não) data, a véspera de natal. Preparativos finais para a famosa reunião familiar de todos os anos. Você veste a roupa escolhida, faz a unha, cabelo, maquiagem (se você for mulher, né), depilação e por aí vai. Dá aquele up no visual, até porque não pode fazer feio com a família né, sempre tem aquela competiçãozinha entre as primas para ver quem tá mais bonita. Tudo pronto. Chegou a hora. Você e sua família vão encontrar o resto da família no lugar combinado, casa da vó, da tia, do tio, whatever.

Ao chegar lá, é aquele bombardeio de abraços e risadas, tias, tios e primos de terceiro grau que você não via desde o natal passado, e também aqueles que você viu na semana passada. Toda a sua árvore genealógica reunida em um só lugar. É, realmente é natal. A árvore já está abarrotada de presentes - fora os presentes do amigo secreto - e as crianças da sua família estão tentando abrí-los antes da meia noite. Hora vai, hora vem, chega a primeira tia perguntando dos "namoradinhos". Aí você dá aquela risadinha e diz que não tem, mas parente não se conforma com essa resposta e rebate "mas nem um paquerinha?". Tudo bem, ainda têm mais perguntas como essa por vir. Sua prima em um canto pensando se manda ou não manda sms de feliz natal para o casinho dela, você pensando se manda para o seu ex e sua tia pensando se manda para o ex marido. Bebida vai, bebida vem, sempre tem aquele tio ou aquela tia que começa dançar like a Jagger a uma altura da festa. Ah, e você adora isso. É épico. Discussõezinhas sempre fazem parte, principalmente nas famílias mais loucas. Sempre rola uma quebra de copo, prato ou vaso caro. Sempre rola uma saia justa.

O natal só comprova que a sua vida é  realmente um SITCOM. Mas a questão é que, no fundo, você ama tudo isso. E não é incrível o que o natal pode fazer? Sua família pode ter alguns focos de brigas e desentendimentos, mas todas essas diferenças são deixadas de lado no natal, porque quando dá meia noite, não importa se a a sua família seja louca, se o seu tio exagerou na bebida e fez as dancinhas malucas, se a sua tia te perguntou pelo 5º ano consecutivo sobre o seu namorado (aquele que você não tem). Naquele momento, você se sente feliz por estar ali com todas aquelas pessoas que você pode chamar de família. Naquele momento você deseja estar com eles por muito e muito tempo, no mínimo pelos próximos cem natais, porque ser normal não tá com nada. O bom da vida é a loucura. E por mais difícil que o ano seja, ele sempre acaba. Como tudo nessa vida. Feliz natal (atrasado, eu sei). 

12 comentários:

  1. Como eu comentei no blog da Rhai, e vou comentar aqui de novo, só quem passa o natal em família grande, e vive tanto amor e confusão ao mesmo tempo, que sabe, como tudo pode ser tão mágico e especial!
    Beijos, lindinha!

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho mais natais assim, mas ainda tenho uma família pra chamar de minha, e isso já vale.rs

    Você com certeza descreveu o natal de muita gente por aí ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei,
    Nunca tinha vindo aqui no seu blog,
    Mas de cara já adorei, estou te seguindo.

    E sim, o Natal é mágico. Muito, porque quando estamos em feliz tudo é mágico.


    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Natal é muito amor! <3
    Pareço criança... Fico deslumbrada com as luzes, com as decorações.
    E claro, amo essas reuniões de famílias cheias de abraços, de boas conversas, de momentos engraçados. Por isso tudo eu até suporto os interrogatórios e a famosa "cadê o namorado?", rsrs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. aah, não vou negar que quando a família resolve se reunir na casa da minha avó p/ comemorar o natal, eu até penso nas confusões de sempre, mas sei que o natal só é bom assim :)

    esse ano a família não se reuniu, mas passei natal com a família do namorado; foi legal também :)

    um feliz natal atrasado p/ você também!

    beijinho

    ResponderExcluir
  6. Maripoka, desculpa mas eu faço a linha Grinch que quer acabar com aquilo logo. Não suporto os clichês natalinos e até mesmo minha família tem dado pra trás nos últimos anos, tá faltando agito.
    beijo procê

    ResponderExcluir
  7. Nunca parei pra ler, mas você manda beeeem! Parabéns moça, texto muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  8. Eu JURAVA que já tinha escrito, mas só quem tem família e passa os momentos importantes com eles, sabe o que sentimos <3 Já te falei milhares de vezes o quanto gosto do que você escreve, né? Beijos lindinhaa!!

    ResponderExcluir
  9. Amo Natal. É tão lindo, tão... amor. Sei lá, só quem sente a magia realmente sabe. Sua linda! Tô te devendo comentários, mas você sabe, né? Te amo!

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    gostei do seu blog
    to seguindo :D
    se gostar segue tbm
    http://enredodeideias.blogspot.com/
    beeijo... Boa virada de ano!!

    ResponderExcluir
  11. O pior eh que nao importa o quanto voce se preparar ou fizer o que fizer, o natal sempre vai ser uma surpresa... Por mais que seja igual a todos os outros anos.
    Voce andou espionando minha familia pra fazer esse post, por algum acaso? Igual nem comeca a descrevef. ^_^

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...