sábado, 2 de julho de 2011

Goodbye, 17!


O certo era eu ter escrito este texto na quarta, mãs o tempo não permitiu. Então, vamos ao assunto, haha.

Na quarta-feira (29/06) eu dei adeus aos meus amados dezessete anos de idade e acordei um ano mais velha. Completei os meus modestos dezoito anos de vida, lotados de uma razoável bagagem de lembranças e experiências. Ao contrário do que se possa imaginar, eu nunca fui obcecada para chegar logo nos dezoito e etc. Nem com os quinze anos eu fiquei ansiosa. Acho que meu sonho mesmo era fazer dezesseis, nem sei explicar o porquê. Eu sempre achei meio mágico aquela censura de alguns programas e filmes na televisão dizendo que só a partir de dezesseis anos. Vai ver foi isso.

Por mais que eu desejasse muito os meus dezesseis anos, acho que se eu tivesse que escolher uma idade pra tê-la para sempre, escolheria dezessete. Talvez por ter sido um bom momento na minha vida, mas de qualquer forma a minha escolha seria essa. Dezessete anos é a melhor idade da adolescência, porque na maioria das vezes você está maduro mas não tão sério. Querendo muito curtir a vida com responsabilidade- pelo menos no meu caso.

Muita gente não vê a hora de fazer dezoito anos, obter a tão sonhada independência e a tão desejada liberdade e sair de casa. Eu não sou assim. Até me arrisco a dizer que liberdade e independência não tem nada a ver com a maioridade. Como diz a minha mãe: "Liberdade com qualidade". Somos nós que determinamos quando teremos liberdade para certas coisas, de acordo com nossas atitudes. E falando em independência, tem muita gente que a adquire antes de completar dezoito anos. Conheço várias pessoas que nem completaram a maioridade e já tem independência financeira.

Todo ano, quando ficamos mais velhos, temos a mania de lançar aqueles clichês de "mais responsabilidades, etc etc", mas a verdade é que 18 anos é estar no meio de uma ponte. Uma ponte que liga a adolescência e a fase adulta. É uma passagem, e estar no meio é estar se preparando para atravessar. A questão é: Eu quero atravessar? Adolescência é linda demais, e escuto tanta gente falar que quando ficamos adultos, tudo perde um pouco o encanto. Por mais que machuquem, eu não quero abandonar as borboletas. A adrenalina que elas trazem é deliciosa.

Por mais difícil que seja, crescer é necessário. Mas mais do que crescer, devemos amadurecer. Estar no meio da ponte é difícil, mas faz a gente ter uma visão nítida de muitas coisas. No final a gente sabe que vai ter que atravessar, mas a magia não precisa ficar do outro lado. Quando se faz tudo com amor e humildade, a magia se faz presente. Ame aquilo que você faz e ame aquele que você é. O amor preserva e faz as coisas pararem no tempo.


Por Marie Raya.

8 comentários:

  1. Ei Marie! Parabéns! Tudo de bom! E sabe, eu também nunca sonhei com os 18! Sonhava com os 15, porque iria pra Disney. Os 16 eram, pra mim também, uma idade chave. Sempre que eu era pequena e imaginava meu futuro, eu tinha 16. Os 17 foram uma grata surpresa. E agora já tô aqui, com 19, e pensando onde foi que eu pisquei e o tempo passou tão depressa..
    =S
    hhaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo *-* Ainda tenho 15 e nem sonho com 16, imagina 18. Adolescência, apesar de tudo parece ser a melhor fase. E sim, estou atrasada nos parabéns, mas tudo de melhor viu ? Seus textos são lindos ;*

    ResponderExcluir
  3. Pois é garota (agora mais velha \o/) que os dezoito anos não são tudo isso que as pessoas dizem por aí. Algumas pessoas adoram essa idade por que você pode entrar em vários lugares e comprar bebida, o que ainda não é muito convincente para tornar a idade maravilhosa...
    É só um momento de transição, para adquirir e reafirrmar seus valores pessoais.
    Beijoka

    ResponderExcluir
  4. Parabéns moça! Que você curta muitos os 18, eu acho uma idade mágica! Os meus foram lindos, bem esperados! Se eu pudesse escolher uma idade escolheria 18, o meu foi lindo!
    Boa sorte!
    beeijos;*

    ResponderExcluir
  5. Não sei,mas tô quereno muito meus 18 anos,pra ver se consigo um pouco mais de liberdade em minha vida,por que,por mais responsável que eu seja,ainda não tenho a liberdade que tô querendo,hm.
    E concordo com você,ame o que você faz e o que você é,que a vida não perderá a graça,e as borboletas e 'adrenalina' de quando se é adolescente continuarão dando graça a sua vida ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!


    Também nunca desejei meus 18 anos...fiquei até meio depressiva nessa época...rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sabe que todo justo ano, quando chega o meu aniversário, eu me deparo com o mesmíssimo conflito? É incrível como o tempo voa depois dos 15...
    Também amei meus 17 anos! Acho que vivi toda a minha adolescência só nessa idade :X Mas acho que apesar de não ter tido aquela vontade de fazer 18 anos, as outras pessoas que me fizeram sentir o peso dessa idade. Todo mundo começou a me depositar mais responsabilidades depois disso, é inegável.
    E parabéns atrasado! Nunca é tarde pra desejar felicidade a alguém, não é mesmo? :)

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  8. Me perdoa Gê? Não te parabenizei no dia, e tu merece né. Enfim te desejo só coisas boas e que tu mantenhas essa guria maravilhosa que tu és. :)
    Amei a última frase, porque o amor realmente para as coisas no tempo. Crescer não vem sendo fácil pra mim, mas não tem escapatória, que você consiga conservar a magia dentro de ti. Beijões

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre muito importante!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...